Luto, sofrimento e fidelidade familiar no ciclo mítico-literário de Inanna e Dumuzi

  • Isabel Gomes de Almeida CHAM & DH, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Palavras-chave: literatura suméria, divindades mesopotâmicas, Ĝeštinanna, Ninšubur, galla, comportamentos fúnebres

Resumo

O ciclo mítico-literário conhecido como Inanna e Dumuzi contempla uma série de composições redigidas em língua suméria que se focam na relação destas duas divindades, desde um entu- siástico processo de enamoramento até aos eventos dramáticos que rodeiam a morte de Dumuzi. No que diz respeito a esta, talvez o mais famoso episódio seja aquele patente na composição conhecida como A Descida de Inanna ao Inframundo onde, a dado momento, a deusa decreta a morte do seu amante. Porém, embora menos conhecidos, outros episódios deste ciclo assumem- -se como deveras interessantes no que diz respeito aos comportamentos expectáveis perante a perda de um ente querido. Neste artigo propomos assim revisitar estas composições com vista a analisar a ação arquetípica das suas personagens centrais, relativamente ao luto e sofrimento, para assim destacar os ideais de integridade e de fidelidade familiar que lhe estão subjacentes.

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Publicado
2024-12-16