A cólera de Aquiles e a Guerra de Tróia na literatura bizantina: da épica e da historiografia do século XII ao romance dos séculos XIV e XV

Palavras-chave: Aquiles, Cólera, Guerra de Tróia, Literatura Bizantina, Épica, Historiografia, Romance Paleólogo

Resumo

Neste artigo, pretendo analisar representações de Aquiles, da sua cólera e da Guerra de Tróia em algumas obras da literatura bizantina. A análise incidirá na é épica, na historiografia e no romance, especialmente nos Carmina Iliaca de João Tzetzes, na Crónica de Constantino Manasses, na Alexíada de Ana Comnena e nos romances anónimos Aquileida e Ilíada Bizantina. Aquiles surge nestes textos bizantinos de acordo com o retrato convencional que dele se faz na poesia homérica: o herói por excelência, possante e implacável, que excede todos os outros combatentes na guerra. Dos epítetos que recebe, uns são de uso homérico, outros, construções eruditas posteriores. O relato selectivo que Homero fornece da Guerra de Tróia difere, porém, da visão alargada apresentada pelos escritores bizantinos, pois episódios fundamentais da Ilíada, como a cólera de Aquiles, a disputa com Agamémnon e o “rapto” de Briseida, são referidos de modo sucinto e/ou irrelevante. Nas obras mencionadas, ganham maior destaque episódios como a morte de Palamedes, a inimizade com Ulisses, o romance com Políxena e a morte às mãos de Páris e Deífobo. Os escritores bizantinos imitam Homero, ao mesmo tempo que recontam a Guerra de Tróia, adaptando-a às circunstâncias da sua é época. No entanto, não deixam de reconhecer a autoridade do poeta arcaico. É essa combinação deliberada entre aproveitamento e afastamento da tradição homérica que se procurará enfatizar a propósito da representação literária de Aquiles entre os Bizantinos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Agapitos, P.A. (2004). Genre, Structure, and Poetics in the Byzantine Vernacular Romances of Love. Symbolae Osloenses, 79, 7-101.

Ana Comnena (2016). La Alexíada. Una Historia del Imperio Bizantino Durante la Primera Cruzada. Introducción, traducción y notas de E. Díaz Rolando. Barcelona: Ático de los Libros.

Annae Comnenae Porphyrogenitae Alexias (1884). Ex Recensione Augusti Reifferscheidii, Volumen I. Lipsiae: In Aedibus B.G. Teubneri.

Arrignon, J.-P. & Duneau, J.-F. (1992). Le roman byzantin: Permanence et changements. In M.-F. Baslez, P. Hoffmann & M. Trédé (Eds.), Le monde du roman grec (pp. 283-290). Paris: Presses de l’École Normale Supérieure.

Beaton, R. (19962). The Medieval Greek Romance. London & New York: Routledge.

Browning, R. (1975). Homer in Byzantium. Viator, 6, 15-34. https://doi.org/10.1484/J.VIATOR.2.301602

Browning, R. (1992). The Byzantines and Homer. In R. Lamberton & J.J. Keaney (Eds.), Homer’s Ancient Readers: The Hermeneutics of Greek Epic’s Earliest Exegetes (pp. 134–148). Princeton, New Jersey: Princeton University Press.

Cardin, M. (2018). Teaching Homer through (Annotated) Poetry: John Tzetzes’ Carmina Iliaca. In R. Simms (Ed.), Brill’s Companion to Prequels, Sequels, and Retellings of Classical Epic (pp. 90-114). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004360921_007

Considine, P. (1966). Some Homeric Terms for Anger. Acta Classica, 9(1), 15-25. https://hdl.handle.net/10520/AJA00651141_669

Fonseca, R.C. (2021). A Alexíada de Ana Comnena e a tradição épica antiga: o retrato literário de Aleixo I Comneno entre a força de Héracles e o engenho de Ulisses. Byzantion Nea Hellás, 40, 127-140. https://byzantion.uchile.cl/index.php/RBNH/article/view/65278

Goldwyn, A.J. (2017). Theory and Method in John Tzetzes’ Allegories of the Iliad and Allegories of the Odyssey. Scandinavian Journal of the Byzantine and Modern Greek Studies, 3, 141-171. https://journals.lub.lu.se/sjbmgs/article/view/17349

Goldwyn, A.J. & Nilsson, I. (2019). Troy in Byzantine Romances: Homeric Reception in Digenis Akritis, the Tale of Achilles and the Tale of Troy. In A.J. Goldwyn & I. Nilsson (Eds.), Reading the Late Byzantine Romance: A Handbook (pp. 188-210). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108163767.009

Hägg, T. (1983). The Novel in Antiquity. Oxford: Blackwell.

Hunger, H. (1969-1970). On the Imitation (ΜΙΜΗΣΙΣ) of Antiquity in Byzantine Literature. Dumbarton Oaks Papers, 23-24, 15-38. https://doi.org/10.2307/1291289

Kaldellis, A. (2008). Hellenism in Byzantium: The Transformations of Greek Identity and the Reception of the Classical Tradition. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511496356

Lampsidis, O. (1996). Constantini Manassis Breviarium Chronicum. Athenis: Apud Institutum Graecoromanae Antiquitatis, Academiae Atheniensis.

Lavagnini, R. (2016). Tales of the Trojan War: Achilles and Paris in Medieval Greek Literature. In C. Cupane & B. Krönung (Eds.), Fictional Storytelling in the Medieval Eastern Mediterranean and Beyond (pp. 234-259). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004307728_011

Luzi, R. (2016). Les romans paléologues: à la charnière de plusieurs traditions. In E. Egedi-Kovács (Ed.), Byzance et l’Occident III. Écrits et manuscrits (pp. 71-87). Budapest: Collège Eötvös József ELTE.

Magueijo, C. (2003). A Guerra de Tróia – História de Páris (Uma Ilíada Bizantina). Estabelecimento do texto, introdução, comentário linguístico e métrico, e léxico. Lisboa: s/n.

Moennig, U. (2014). Literary Genres and Mixture of Generic Features in Late Byzantine Fictional Writing. In P. Roilos (Ed.), Medieval Greek Storytelling: Fictionality and Narrative in Byzantium (pp. 163-182). Wiesbaden: Harrassowitz Verlag.

Moening, U. (2018). Intertextuality in the Late Byzantine Romance Tale of Troy. In T. Shawcross & I. Toth (Eds.), Reading in the Byzantine Empire and Beyond (pp. 351-372). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108289993.018

Moreno Jurado, J.A. (1994). Aquileida: poema anónimo bizantino. Edición, traducción, introducción y notas. Madrid: Ediciones Clasicas.

Nilsson, I. (2004). From Homer to Hermoniakos: Some Considerations of Troy Matter in Byzantine Literature. Troianalexandrina, 4, 9-34. https://doi.org/10.1484/J.TROIA.2.301967

Nilsson, I. (2019). The Past as Poetry: Two Byzantine World Chronicles in Verse. In W. Hörandner, A. Rhoby & N. Zagklas (Eds.), A Companion to Byzantine Poetry (pp. 517–538). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004392885_022

Nilsson, I. (2021). Writer and Occasion in Twelfth-Century Byzantium: The Authorial Voice of Constantine Manasses. Cambridge: Cambridge University Press.

https://doi.org/10.1017/9781108910217

Panayotopoulou-Doulaveras, V. (2006). The Hero Reborn? Representations of Achilles in Early Modern Greek Verse Literature. Culture & Memory – Special Issue of Modern and Greek Studies, 220–233.

Redfield, J. (1979). The Proem of the Iliad: Homer’s Art. Classical Philology, 74(2), 95-110. https://www.jstor.org/stable/267668

Smith, O.L. (1990). The Oxford Version of the Achilleid. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, University of Copenhagen.

Stanford, W.B. (19852). The Ulysses Theme: A Study in the Adaptability of a Traditional Hero. Ann Arbor: The University of Michigan Press.

Theologitis, H.-A. (2004). Pour une typologie du roman a Byzance. Les héros romanesques et leur appartenance générique. Jahrbuch der Österreichischen Byzantinistik, 54, 207-233.

Tzetzae, I. (1793). Antehomerica, Homerica et Posthomerica. E codicibus edidit et commentario instruxit F. Iacobs. Lipsiae: In Libraria Weidmannia.

Tzetzes, J. (2015). Allegories of the Iliad. Translated by A.J. Goldwyn & D. Kokkini [edição bilíngue]. Cambridge & London: Harvard University Press.

Tzetzes, J. (s/d). Antehomerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesANTEHOMERICA

Tzetzes, J. (s/d). Homerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesHOMERICA

Tzetzes, J. (s/d). Posthomerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesPOSTHOMERICA

Yuretich, L. (2018). The Chronicle of Constantine Manasses. Translated with commentary and introduction. Liverpool: Liverpool University Press.

Zagklas, N. (2017). Experimenting with Prose and Verse in Twelfth–Century Byzantium: A Preliminary Study. Dumbarton Oaks Papers, 71, 229-248. https://www.jstor.org/stable/26497751

Publicado
2023-11-22