A cólera de Aquiles e a Guerra de Tróia na literatura bizantina: da épica e da historiografia do século XII ao romance dos séculos XIV e XV

Palavras-chave: Aquiles, Cólera, Guerra de Tróia, Literatura Bizantina, Épica, Historiografia, Romance Paleólogo

Resumo

Neste artigo, pretendo analisar representações de Aquiles, da sua cólera e da Guerra de Tróia em algumas obras da literatura bizantina. A análise incidirá na é épica, na historiografia e no romance, especialmente nos Carmina Iliaca de João Tzetzes, na Crónica de Constantino Manasses, na Alexíada de Ana Comnena e nos romances anónimos Aquileida e Ilíada Bizantina. Aquiles surge nestes textos bizantinos de acordo com o retrato convencional que dele se faz na poesia homérica: o herói por excelência, possante e implacável, que excede todos os outros combatentes na guerra. Dos epítetos que recebe, uns são de uso homérico, outros, construções eruditas posteriores. O relato selectivo que Homero fornece da Guerra de Tróia difere, porém, da visão alargada apresentada pelos escritores bizantinos, pois episódios fundamentais da Ilíada, como a cólera de Aquiles, a disputa com Agamémnon e o “rapto” de Briseida, são referidos de modo sucinto e/ou irrelevante. Nas obras mencionadas, ganham maior destaque episódios como a morte de Palamedes, a inimizade com Ulisses, o romance com Políxena e a morte às mãos de Páris e Deífobo. Os escritores bizantinos imitam Homero, ao mesmo tempo que recontam a Guerra de Tróia, adaptando-a às circunstâncias da sua é época. No entanto, não deixam de reconhecer a autoridade do poeta arcaico. É essa combinação deliberada entre aproveitamento e afastamento da tradição homérica que se procurará enfatizar a propósito da representação literária de Aquiles entre os Bizantinos.

Referências

Agapitos, P.A. (2004). Genre, Structure, and Poetics in the Byzantine Vernacular Romances of Love. Symbolae Osloenses, 79, 7-101.

Ana Comnena (2016). La Alexíada. Una Historia del Imperio Bizantino Durante la Primera Cruzada. Introducción, traducción y notas de E. Díaz Rolando. Barcelona: Ático de los Libros.

Annae Comnenae Porphyrogenitae Alexias (1884). Ex Recensione Augusti Reifferscheidii, Volumen I. Lipsiae: In Aedibus B.G. Teubneri.

Arrignon, J.-P. & Duneau, J.-F. (1992). Le roman byzantin: Permanence et changements. In M.-F. Baslez, P. Hoffmann & M. Trédé (Eds.), Le monde du roman grec (pp. 283-290). Paris: Presses de l’École Normale Supérieure.

Beaton, R. (19962). The Medieval Greek Romance. London & New York: Routledge.

Browning, R. (1975). Homer in Byzantium. Viator, 6, 15-34. https://doi.org/10.1484/J.VIATOR.2.301602

Browning, R. (1992). The Byzantines and Homer. In R. Lamberton & J.J. Keaney (Eds.), Homer’s Ancient Readers: The Hermeneutics of Greek Epic’s Earliest Exegetes (pp. 134–148). Princeton, New Jersey: Princeton University Press.

Cardin, M. (2018). Teaching Homer through (Annotated) Poetry: John Tzetzes’ Carmina Iliaca. In R. Simms (Ed.), Brill’s Companion to Prequels, Sequels, and Retellings of Classical Epic (pp. 90-114). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004360921_007

Considine, P. (1966). Some Homeric Terms for Anger. Acta Classica, 9(1), 15-25. https://hdl.handle.net/10520/AJA00651141_669

Fonseca, R.C. (2021). A Alexíada de Ana Comnena e a tradição épica antiga: o retrato literário de Aleixo I Comneno entre a força de Héracles e o engenho de Ulisses. Byzantion Nea Hellás, 40, 127-140. https://byzantion.uchile.cl/index.php/RBNH/article/view/65278

Goldwyn, A.J. (2017). Theory and Method in John Tzetzes’ Allegories of the Iliad and Allegories of the Odyssey. Scandinavian Journal of the Byzantine and Modern Greek Studies, 3, 141-171. https://journals.lub.lu.se/sjbmgs/article/view/17349

Goldwyn, A.J. & Nilsson, I. (2019). Troy in Byzantine Romances: Homeric Reception in Digenis Akritis, the Tale of Achilles and the Tale of Troy. In A.J. Goldwyn & I. Nilsson (Eds.), Reading the Late Byzantine Romance: A Handbook (pp. 188-210). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108163767.009

Hägg, T. (1983). The Novel in Antiquity. Oxford: Blackwell.

Hunger, H. (1969-1970). On the Imitation (ΜΙΜΗΣΙΣ) of Antiquity in Byzantine Literature. Dumbarton Oaks Papers, 23-24, 15-38. https://doi.org/10.2307/1291289

Kaldellis, A. (2008). Hellenism in Byzantium: The Transformations of Greek Identity and the Reception of the Classical Tradition. Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511496356

Lampsidis, O. (1996). Constantini Manassis Breviarium Chronicum. Athenis: Apud Institutum Graecoromanae Antiquitatis, Academiae Atheniensis.

Lavagnini, R. (2016). Tales of the Trojan War: Achilles and Paris in Medieval Greek Literature. In C. Cupane & B. Krönung (Eds.), Fictional Storytelling in the Medieval Eastern Mediterranean and Beyond (pp. 234-259). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004307728_011

Luzi, R. (2016). Les romans paléologues: à la charnière de plusieurs traditions. In E. Egedi-Kovács (Ed.), Byzance et l’Occident III. Écrits et manuscrits (pp. 71-87). Budapest: Collège Eötvös József ELTE.

Magueijo, C. (2003). A Guerra de Tróia – História de Páris (Uma Ilíada Bizantina). Estabelecimento do texto, introdução, comentário linguístico e métrico, e léxico. Lisboa: s/n.

Moennig, U. (2014). Literary Genres and Mixture of Generic Features in Late Byzantine Fictional Writing. In P. Roilos (Ed.), Medieval Greek Storytelling: Fictionality and Narrative in Byzantium (pp. 163-182). Wiesbaden: Harrassowitz Verlag.

Moening, U. (2018). Intertextuality in the Late Byzantine Romance Tale of Troy. In T. Shawcross & I. Toth (Eds.), Reading in the Byzantine Empire and Beyond (pp. 351-372). Cambridge: Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781108289993.018

Moreno Jurado, J.A. (1994). Aquileida: poema anónimo bizantino. Edición, traducción, introducción y notas. Madrid: Ediciones Clasicas.

Nilsson, I. (2004). From Homer to Hermoniakos: Some Considerations of Troy Matter in Byzantine Literature. Troianalexandrina, 4, 9-34. https://doi.org/10.1484/J.TROIA.2.301967

Nilsson, I. (2019). The Past as Poetry: Two Byzantine World Chronicles in Verse. In W. Hörandner, A. Rhoby & N. Zagklas (Eds.), A Companion to Byzantine Poetry (pp. 517–538). Leiden & Boston: Brill. https://doi.org/10.1163/9789004392885_022

Nilsson, I. (2021). Writer and Occasion in Twelfth-Century Byzantium: The Authorial Voice of Constantine Manasses. Cambridge: Cambridge University Press.

https://doi.org/10.1017/9781108910217

Panayotopoulou-Doulaveras, V. (2006). The Hero Reborn? Representations of Achilles in Early Modern Greek Verse Literature. Culture & Memory – Special Issue of Modern and Greek Studies, 220–233.

Redfield, J. (1979). The Proem of the Iliad: Homer’s Art. Classical Philology, 74(2), 95-110. https://www.jstor.org/stable/267668

Smith, O.L. (1990). The Oxford Version of the Achilleid. Copenhagen: Museum Tusculanum Press, University of Copenhagen.

Stanford, W.B. (19852). The Ulysses Theme: A Study in the Adaptability of a Traditional Hero. Ann Arbor: The University of Michigan Press.

Theologitis, H.-A. (2004). Pour une typologie du roman a Byzance. Les héros romanesques et leur appartenance générique. Jahrbuch der Österreichischen Byzantinistik, 54, 207-233.

Tzetzae, I. (1793). Antehomerica, Homerica et Posthomerica. E codicibus edidit et commentario instruxit F. Iacobs. Lipsiae: In Libraria Weidmannia.

Tzetzes, J. (2015). Allegories of the Iliad. Translated by A.J. Goldwyn & D. Kokkini [edição bilíngue]. Cambridge & London: Harvard University Press.

Tzetzes, J. (s/d). Antehomerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesANTEHOMERICA

Tzetzes, J. (s/d). Homerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesHOMERICA

Tzetzes, J. (s/d). Posthomerica. Translation by A. Untila. Retrieved from: https://archive.org/details/TzetzesPOSTHOMERICA

Yuretich, L. (2018). The Chronicle of Constantine Manasses. Translated with commentary and introduction. Liverpool: Liverpool University Press.

Zagklas, N. (2017). Experimenting with Prose and Verse in Twelfth–Century Byzantium: A Preliminary Study. Dumbarton Oaks Papers, 71, 229-248. https://www.jstor.org/stable/26497751

Publicado
2023-11-22