A fúria de Aquiles: a tradição e relevância na literatura latina da Antiguidade Tardia

  • William J. Dominik Centro de Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa; Classics Programme, University of Otago
Palavras-chave: fúria de Aquiles, recepção de Aquiles, literatura latina, Antiguidade Tardia

Resumo

A fúria de Aquiles é a característica mais proeminente da sua personalidade. Μῆνις (“fúria”), que é a primeira palavra do proémio da Ilíada de Homero, é apresentada como tema de toda a epopeia (cf. 1–7). A recepção de Aquiles nas literaturas grega e latina conheceu uma série de etapas desde Homero até à Antiguidade Tardia. Durante a Antiguidade Tardia, o texto de Homero assumiu um papel significativo como texto didáctico, e o leitor habituou-se a examiná-lo de diferentes perspectivas, o que implicou uma reavaliação das acções e da conduta de Aquiles, incluindo a sua fúria. O papel de Aquiles na cultura e na literatura latinas durante a Antiguidade Tardia ilustra que ele funcionou tanto como exemplum positivo como negativo. Esta ambivalência da sua representação literária é omnipresente na literatura latina da Antiguidade Tardia. Em alguns relatos das acções e palavras de Aquiles, o seu famoso temperamento está ausente; em outros textos, as suas irascibilidade e crueldade estão sublinhadas; e em outros ainda, o uso da violência é retratado tanto negativamente como positivamente por autores latinos, por vezes até pelo mesmo autor. Tanto os aspectos favoráveis como negativos de Aquiles e a sua fúria que aparecem nas obras da Antiguidade Tardia são ligados às aspirações da elite romana e aos valores enfatizados pelos autores cristãos. Aquiles é utilizado como modelo favorável e até mesmo como contraste negativo para o imperador ou para o seu representante quando ele enfrenta o inimigo. Apesar do irascível carácter e da conduta de Aquiles serem vistos negativamente em termos cristãos, a sua reputação como guerreiro feroz parece ter sintetizado, ainda que paradoxalmente, o tipo de carácter forte que apelou à elite romana na luta por manter a sua ascendência, face aos confrontos militares e políticos com os vizinhos bárbaros.

Referências

Anderson, W. S. (ed.) (1981). P. Ovidii Nasonis Metamorphoses. Stuttgart e Leipzig: Teubner.

Baehrens, E. (1881). (ed.) Poetae latini minores, vol. III. Leipzig: Teubner.

Cameron, A. (2009). Young Achilles in the Roman world. Journal of Roman Studies, 99: 1–22.

Edwards, M. W. (ed.) (1991). The Iliad: A commentary. Cambridge: Cambridge University Press.

Hall, J. B. (ed.) (1985). Claudii Claudiani carmina. Leipzig: Teubner.

Heslin, P. (2005). The transvestite Achilles: Gender and genre in Statius’ Achilleid. Cambridge: Cambridge University Press.

Kay, N. M. (ed. e trad.) (2006). Epigrams from the Anthologia latina: Text, translation and commentary. London: Duckworth, 2006.

King, K. C. (1987). Achilles: Paradigms of the war hero from Homer to the Middle Ages. Berkeley: University of California.

Marastoni, A. (ed.) (1974) P. Papini Stati Achilleis. Leipzig: Teubner.

Mazzucchelli, P. (ed.) (1820). Flavii Cresconii Corippi Iohannidos seu De bellis Libycis libri VII (Milan: Mediolani).

Parkes, R. (2005). Model youths? Achilles and Parthenopaeus in Claudian’s Third and Fourth consulships of Honorius. Illinois Classical Studies, 30, 67–82.

Pavlovskis, Z. (1965). The education of Achilles, as treated in the literature of Late Antiquity. La Parola del Passato, 20, 281–297.

Peiper R. e Richter, R. (eds.) (1902). L. Annaei Senecae tragoediae. Leipzig: Teubner.

Prete, S. (ed.) (1978). Decimi Magni Ausonii opuscula. Leipzig: Teubner.

Vollmer, F. (ed.) (1914). Poetae latini minores, vol. VI. Leipzig: Teubner.

Publicado
2023-11-22