Por uma mulher. Receção de um tópico homérico nos Atos de Paulo e Tecla

Palavras-chave: Agamémnon, amor, Aquiles, Briseida, ciúme, cólera

Resumo

Briseida, “cuja beleza igualava a da dourada Afrodite” (Il. 19.282), é uma das principais personagens da Ilíada que está na origem da discórdia entre Aquiles e Agamémnon. No ataque a Lirnesso, o guerreiro Aquiles capturou a bela jovem, por quem se afeiçoou. No entanto, o rei de Micenas quis recuperar a donzela Briseida, o que fez aumentar ainda mais a cólera do herói. Aquiles acusa Agamémnon de ter ficado com a mulher que lhe suscitava maior interesse. Para acalmar a ira de Aquiles, o ancião Nestor, que desaprovara a atitude do Atrida, aconselha-o a oferecer presentes ao guerreiro lesado. Agamémnon faz um juramento em que restitui Briseida a Aquiles, confessando ainda nunca se ter deitado com ela na cama (Il. 19.262). Os Atos de Paulo e Tecla, um texto apócrifo dos séculos II/III d.C., narram a história de uma jovem, também ela bela e importante, chamada Tecla, que vivia em Icónio. Tamírides era um homem de relevo da cidade a quem Tecla fora prometida em casamento. Porém, com a chegada do apóstolo Paulo, os planos mudaram radicalmente. A jovem abdica do enlace matrimonial e converte-se ao cristianismo. Como consequência, ela é condenada à fogueira. Escapando à sentença, Tecla vai para Antioquia da Pisídia, onde se cruza com Alexandre, outro homem que a cobiça e se perde de amores por ela, mas sem sucesso. O resultado foi uma nova condenação, desta feita ad bestias. Face ao caos que se tinha gerado, o governador decide libertá-la. Com este trabalho, pretendemos estudar a possível receção do topos homérico no texto apócrifo cristão, em que uma mulher bela é disputada por vários homens movidos pelo amor e, simultaneamente, pelo ciúme e pelo desejo de vingança.

Referências

Fontes:

André, C. A. (2006a). Ovídio. A Arte de Amar. Cotovia.

André, C. A. (2006b). Ovídio. Amores. Cotovia.

Lourenço, F. (2012). Homero. Ilíada (5th ed.). Cotovia.

Murray, A. T. (1963). The Iliad (Vol. 1–2). William HeineMann Ltd; Harvard University Press.

Piñero, A., & Cerro, G. del. (2005). Hechos Apócrifos de los Apóstoles. Hechos de Pablo e Tomás (Vol. 2). Biblioteca de Autores Cristianos.

Obras gerais e estudos específicos:

Bain, K. (2011). Socioeconomic Status in Early Christianity and Thecla’s Rejection of Marriage. Journal of Feminist Studies in Religion, 27(2), 51–69. URL: https://doi.org/10.2979/jfemistudreli.27.2.51

Bremmer, J. N. (1996). Magic, Martyrdom, and Women’s Liberation in the Acts of Paul and Thecla. In J. N. Bremmer (ed.), The Apocryphal Acts of Paul and Thecla (pp. 36–59). Pharos Publishing House.

Bremmer, J. N. (1998). The Novel and the Apocryphal Acts: Place, Time and Readership. In H. Hoffmann & M. Zimmerman (eds.), Groningen Colloquia on the Novel IX (pp. 157–180). Forsten.

Brown, P. (1988). The Body and Society: Men, Women, and Sexual Renunciation in Early Christianity. Columbia University Press.

Clark, E. A. (1995). Antifamilial Tendencies in Ancient Christianity. Journal of the History of Sexuality, 5(3), 356–380.

Cooper, C. (1995). Hyperides and the Trial of Phryne. Phoenix, 49(4), 303–318. URL: https://doi.org/10.2307/1088883

Diggle, J. (ed.). (2021). The Cambridge Greek Lexicon (Vol. 1–2). The Cambridge University Press.

Dué, C. (2002). Homeric Variations on a Lament by Briseis. Rowman & Littlefield Publishers.

Dué, C. (2007). Learning Lessons from the Trojan War: Briseis and the Theme of Force. College Literature, 34(2), 229–262.

Elliott, J. K. (2018). The Apocryphal Acts and the Ancient Novel: Literary Parallels to Early Non-Canonical Christian Writings. The Expository Times, 129(11), 495–503. URL: https://doi.org/10.1177/0014524618757909

Fantuzzi, M. (2012). Achilles in Love: Intertextual Studies. Oxford University Press.

Felson, N., & Slatkin, L. M. (2004). Gender and Homeric epic. In R. Fowler (ed.), The Cambridge Companion to Homer (pp. 91–114). Cambridge University Press.

Frenschkowski. (2017). Domestic religion, family life and the apocryphal Acts of the Apostles. Archiv Für Religionsgeschichte, 18(1), 123–155.

Grimal, P. (2005). Dicionário da Mitologia Grega e Romana (5th ed.). Bertrand Brasil.

Hertel, D. (2011). The Myth of History: The Case of Troy. In K. Dowden & N. Livingstone (Eds.), A Companion to Greek Mythology (pp. 425–441). Wiley-Blackwell.

Jackson-McCabe, M. (2010). Women and Eros in Greek Magic and the Acts of Paul and Thecla. In S. P. Ahearne-Kroll, P. A. Holloway, & J. A. Kelhoffer (eds.), Women and Gender in Ancient Religions: Interdisciplinary Approaches (pp. 267–278). Mohr Siebeck.

Kotrosits, M. (2018). Penetration and Its Discontents: Greco-Roman Sexuality, the Acts of Paul and Thecla, and Theorizing Eros without the Wound. Journal of the History of Sexuality, 27(3), 343–366. URL: https://doi.org/10.7560/JHS27301

Kötzel, M. (2005). Thecla und Alexander – oder Kleider machen Leute: Dramatische Ouvertüre des Antiochia-Zyklus. In M. Ebner (ed.), Aus Liebe zu Paulus? Die Akte Thekla neu aufgerollt (pp. 91–109). Katholisches Bibelwerk.

Lateiner, D. (2004). The Iliad: An unpredictable classic. In R. Fowler (ed.), The Cambridge Companion to Homer (pp. 11–30). Cambridge University Press.

Lehtipuu, O. (2022). Apostolic Authority in the Acts of Thecla (O. Lehtipuu & S. Petersen, Eds.; pp. 147–164). SBL Press.

Létoublon, F. (2011). Homer’s Use of Myth. In A Companion to Greek Mythology (pp. 27–45). Wiley-Blackwell.

MacDonald, D. R. (1994). Christianizing Homer: The Odyssey, Plato and the Acts of Andrew. Oxford University Press.

Míguez Barciela, A. (2010). La dualidad de Aquiles y Agamenón en la trama de la Ilíada. Ágora. Estudos Clássicos Em Debate, 12, 9–35.

Molli, L. (2022). Just a pale shadow? The characterization of Briseis in Homer’s Iliad. Acta Antiqua Academiae Scientiarum Hungaricae, 61(1), 1–9. URL: https://doi.org/10.1556/068.2021.00001

Parkhouse, S. (2017). The Fetishization of Female Exempla: Mary, Thecla, Perpetua and Felicitas. New Testament Studies, 63(4), 567–587. URL: https://doi.org/10.1017/S0028688517000157

Rocha Pereira, M. H. (2014). Estudos sobre a Grécia Antiga. Artigos. Imprensa da Universidade de Coimbra/Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, N. S. (2006). E Afrodite foi à guerra. A mulher e a guerra segundo a Ilíada. In A. R. dos Santos & J. Varandas (eds.), A Guerra na Antiguidade (pp. 103–123). Caleidoscópio/Centro de História da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, N. S. (2013). The ambiguity of the public and the private spheres in the Athenian polis of the Tyrannicides and Pericles. Res Antiquitatis, 4, 79–91.

Snyder, J. (2021). Thinking with the Apostles about Sex, Intermarriage, and the Minority Experience. In T. Nicklas, J. E. Spittler, & J. Bremmer (eds.), The Apostles Peter, Paul, John, Thomas and Philip with their Companions in Late Antiquity (pp. 100–117). Peeters.

Teixeira, C. (2009). Casamento, adultério e sexualidade no Direito Romano: O caso particular da Lex Iulia de Maritandis Ordinibus e da Lex Iulia de Adulteris Coercendis. In J. A. Ramos, M. do C. Fialho, & N. S. Rodrigues (eds.), A Sexualidade no Mundo Antigo (pp. 361–366). Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos/Imprensa da Universidade de Coimbra/Centro de História da Universidade de Lisboa.

Ubieta Bernabé, C. (2022). Ways of Life in the Apocryphal Acts of Apostles: Chastity as Autonomy? In O. Lehtipuu & S. Petersen (eds.), Ancient Christian Apocrypha. Marginalized Texts in Early Christianity (pp. 127–145). SBL Press.

Wright, I. (2016). The Wife of Achilles. Mnemosyne, 69(1), 113–118.

Publicado
2023-11-22