Assassinato e loucura: trauma de guerra, vingança, e desconforto acadêmico com Hécuba de Eurípides e Star Wars: Rebels

Palavras-chave: Hécuba, Trauma, Vingança, Eurípedes, Star Wars, Guerra

Resumo

A história da erudição moderna na caracterização de Hécuba de Eurípedes é uma de fascinação e repugnância simultâneas, empatia e horror, compreensão e rejeição. David Grene e Richard Lattimore citam August Wilhelm Schlegel’s na Arte e Literatura Dramáticas enquanto a conjuntura em que a opinião dramática e acadêmica de Hécuba ficou amarga, uma tendência que continuou com estudiosos como JA Spranger, Gilbert Norwood e JJ Rieske. Meu projeto, construído a partir das explorações de Hécuba de Grace Zanotti e o estudo de Hécuba de Tonya Pollard como essencial para as mulheres de Shakespeare, afirma que a narrativa moderna, particularmente a personagem de Sabine Wren em Star Wars: Rebels, lida com Hécuba mais genuinamente do que os estudiosos pós-Schlegel em grande parte lidaram.
As acusações contra Hécuba são de que a personagem e as ações dela não parecem ser o trabalho de uma personagem e que a peça pode ser uma amalgamação de várias peças mais curtas que Eurípedes achou que não atenderam a duração necessária de um trabalho dramático. Tal como, eles consideram as profundidades da tristeza de Hécuba no assassinato de Polixena e as alturas de sua fúria no assassinato de Polidoro como duas diferentes Hécubas.
Eu aplico o exame de Pollard sobre a centralidade de Hécuba aos trabalhos de Shakespeare para a personagem de Sabine Wren, que tem os ecos mais fortes da Hécuba de Eurípedes, abrangendo a plenitude da emoção a partir de sua gigantesca raiva no Império Galáctico para a profundidade de sua tristeza na quase perda de sua família. Dentro dessa análise, eu argumento que a afirmação dos eruditos de que Hécuba é uma peça fraca relutante ou incapaz de envolver-se emocionalmente com Hécuba e que até mesmo o projeto de Zanotti, que busca explicar racionalmente como Hécuba pode ser tanto a enlutada quanto a assassina, é indicativo de uma tendência na erudição moderna para não permitir que esses zênites e nadirs existam na própria arte.

Referências

Agren, D. (2021, March 9). Mexico protests against attacks on women turn violent, as tension with president escalates. The Guardian. https://www.theguardian.com/global-development/2021/mar/09/mexico-protests-against-attacks-on-women-turn-violent-as-tension-with-president-escalates

Anti Imperialist Front TV. (2020, June 4). PFLP Ghassan Kanafani, Richard Carleton interview COMPLETE [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=Veoy32G7trY&ab_channel=AntiImperialistFrontTV

Bauer, D. (2006). Sentiment and sentimentality: the first, always; the second, never. The Stuff of Fiction: Advice on Craft. University of Michigan Press.

Brown, J. & Michele, A. M. (2012). Rape and victim-blaming: a critical examination of the tendency to blame victims and exonerate perpetrators in cases of rape. Prized Writing, 23. 75-87. https://prizedwriting.ucdavis.edu/2011-%E2%80%93-2012

Conacher, D. J. (1961). Euripides’ Hecuba. The American Journal of Philology, 82(1), 1-26. https://www.jstor.org/stable/292004

Eligon, J. (2014, August 24). Michael Brown spent last weeks grappling with problems and promise. The New York Times. https://www.nytimes.com/2014/08/25/us/michael-brown-spent-last-weeks-grappling-with-lifes-mysteries.html

Euripides. (2013). Hecuba. In Grene, D., & Lattimore, R. (Eds.), Euripides vol. II. University of Chicago Press.

Filoni, D. (Writer), & Lee, S. (Director). (2017, January 21). Trials of the Darksaber (Season 3, Episode 15) [TV series episode]. In D. Filoni & H. Gilroy (Executive Producers), Star Wars: Rebels. Lucasfilm; Lucasfilm Animation.

Freire, P. (2003). Pedagogy of the oppressed. (Ramos, M. B., trans.). Continuum International Publishing Group. (Original work published 1970).

Gilroy, H. & Melching, S. (Writers), & Lee, S. (Director). (2017, October 16). Heroes of Mandalore, part 1 (Season 4, Episode 1) [TV series episode]. In D. Filoni & H. Gilroy (Executive Producers), Star Wars: Rebels. Lucasfilm; Lucasfilm Animation; Virtuos-Sparx.

Jackson, S. J. (2020, June 3). The headlines that are covering up police violence. The Atlantic. https://www.theatlantic.com/culture/archive/2020/06/george-floyd-protests-what-news-reports-dont-say/612571/

Kastely, J. L. (1993). Violence and rhetoric in Euripides’ Hecuba. PMLA, 108(5), 1036-1049. http://www.jstor.com/stable/462984

Kirkwood, G. M. (1947). Hecuba and nomos. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, 1947, 78, 61-68. https://www.jstor.org/stable/283482

McBryan, J. [@McBDirect]. (2022, May 31). It’s worth noting that the Fandom Menace crowd targeted Moses Ingram before Obi-Wan even came out. So them trying to [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/McBDirect/status/1531665128474689536

Pollard, T. (2017). What’s Hecuba to Shakespeare? Greek Tragic Women on Shakespearean Stages. Oxford University Press.

Segal, C. (1990). Violence and the other: Greek, female, and barbarian in Euripides’ Hecuba. Transactions of the American Philological Association (1974-2014), 120, 109-131. https://www.jstor.org/stable/283981

Smith, D., & Vives, R. (2020, May 31). L.A. reels from looting and arrests not seen in decades. The LA Times. https://www.latimes.com/california/story/2020-05-31/l-a-reels-from-looting-and-arrests-not-seen-in-decades

Speri, A. (2020, September 29). Unredacted FBI document sheds new light on white supremacist infiltration of law enforcement. The Intercept. https://theintercept.com/2020/09/29/police-white-supremacist-infiltration-fbi/

Spranger, JA. (1927). The problem of the Hecuba. The Classical Quarterly, 21(3/4), 155-158. http://www.jstor.com/stable/636394

Publicado
2023-11-20