Assassinato e loucura: trauma de guerra, vingança, e desconforto acadêmico com Hécuba de Eurípides e Star Wars: Rebels

Palavras-chave: Hécuba, Trauma, Vingança, Eurípedes, Star Wars, Guerra

Resumo

A história da erudição moderna na caracterização de Hécuba de Eurípedes é uma de fascinação e repugnância simultâneas, empatia e horror, compreensão e rejeição. David Grene e Richard Lattimore citam August Wilhelm Schlegel’s na Arte e Literatura Dramáticas enquanto a conjuntura em que a opinião dramática e acadêmica de Hécuba ficou amarga, uma tendência que continuou com estudiosos como JA Spranger, Gilbert Norwood e JJ Rieske. Meu projeto, construído a partir das explorações de Hécuba de Grace Zanotti e o estudo de Hécuba de Tonya Pollard como essencial para as mulheres de Shakespeare, afirma que a narrativa moderna, particularmente a personagem de Sabine Wren em Star Wars: Rebels, lida com Hécuba mais genuinamente do que os estudiosos pós-Schlegel em grande parte lidaram.
As acusações contra Hécuba são de que a personagem e as ações dela não parecem ser o trabalho de uma personagem e que a peça pode ser uma amalgamação de várias peças mais curtas que Eurípedes achou que não atenderam a duração necessária de um trabalho dramático. Tal como, eles consideram as profundidades da tristeza de Hécuba no assassinato de Polixena e as alturas de sua fúria no assassinato de Polidoro como duas diferentes Hécubas.
Eu aplico o exame de Pollard sobre a centralidade de Hécuba aos trabalhos de Shakespeare para a personagem de Sabine Wren, que tem os ecos mais fortes da Hécuba de Eurípedes, abrangendo a plenitude da emoção a partir de sua gigantesca raiva no Império Galáctico para a profundidade de sua tristeza na quase perda de sua família. Dentro dessa análise, eu argumento que a afirmação dos eruditos de que Hécuba é uma peça fraca relutante ou incapaz de envolver-se emocionalmente com Hécuba e que até mesmo o projeto de Zanotti, que busca explicar racionalmente como Hécuba pode ser tanto a enlutada quanto a assassina, é indicativo de uma tendência na erudição moderna para não permitir que esses zênites e nadirs existam na própria arte.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Agren, D. (2021, March 9). Mexico protests against attacks on women turn violent, as tension with president escalates. The Guardian. https://www.theguardian.com/global-development/2021/mar/09/mexico-protests-against-attacks-on-women-turn-violent-as-tension-with-president-escalates

Anti Imperialist Front TV. (2020, June 4). PFLP Ghassan Kanafani, Richard Carleton interview COMPLETE [Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=Veoy32G7trY&ab_channel=AntiImperialistFrontTV

Bauer, D. (2006). Sentiment and sentimentality: the first, always; the second, never. The Stuff of Fiction: Advice on Craft. University of Michigan Press.

Brown, J. & Michele, A. M. (2012). Rape and victim-blaming: a critical examination of the tendency to blame victims and exonerate perpetrators in cases of rape. Prized Writing, 23. 75-87. https://prizedwriting.ucdavis.edu/2011-%E2%80%93-2012

Conacher, D. J. (1961). Euripides’ Hecuba. The American Journal of Philology, 82(1), 1-26. https://www.jstor.org/stable/292004

Eligon, J. (2014, August 24). Michael Brown spent last weeks grappling with problems and promise. The New York Times. https://www.nytimes.com/2014/08/25/us/michael-brown-spent-last-weeks-grappling-with-lifes-mysteries.html

Euripides. (2013). Hecuba. In Grene, D., & Lattimore, R. (Eds.), Euripides vol. II. University of Chicago Press.

Filoni, D. (Writer), & Lee, S. (Director). (2017, January 21). Trials of the Darksaber (Season 3, Episode 15) [TV series episode]. In D. Filoni & H. Gilroy (Executive Producers), Star Wars: Rebels. Lucasfilm; Lucasfilm Animation.

Freire, P. (2003). Pedagogy of the oppressed. (Ramos, M. B., trans.). Continuum International Publishing Group. (Original work published 1970).

Gilroy, H. & Melching, S. (Writers), & Lee, S. (Director). (2017, October 16). Heroes of Mandalore, part 1 (Season 4, Episode 1) [TV series episode]. In D. Filoni & H. Gilroy (Executive Producers), Star Wars: Rebels. Lucasfilm; Lucasfilm Animation; Virtuos-Sparx.

Jackson, S. J. (2020, June 3). The headlines that are covering up police violence. The Atlantic. https://www.theatlantic.com/culture/archive/2020/06/george-floyd-protests-what-news-reports-dont-say/612571/

Kastely, J. L. (1993). Violence and rhetoric in Euripides’ Hecuba. PMLA, 108(5), 1036-1049. http://www.jstor.com/stable/462984

Kirkwood, G. M. (1947). Hecuba and nomos. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, 1947, 78, 61-68. https://www.jstor.org/stable/283482

McBryan, J. [@McBDirect]. (2022, May 31). It’s worth noting that the Fandom Menace crowd targeted Moses Ingram before Obi-Wan even came out. So them trying to [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/McBDirect/status/1531665128474689536

Pollard, T. (2017). What’s Hecuba to Shakespeare? Greek Tragic Women on Shakespearean Stages. Oxford University Press.

Segal, C. (1990). Violence and the other: Greek, female, and barbarian in Euripides’ Hecuba. Transactions of the American Philological Association (1974-2014), 120, 109-131. https://www.jstor.org/stable/283981

Smith, D., & Vives, R. (2020, May 31). L.A. reels from looting and arrests not seen in decades. The LA Times. https://www.latimes.com/california/story/2020-05-31/l-a-reels-from-looting-and-arrests-not-seen-in-decades

Speri, A. (2020, September 29). Unredacted FBI document sheds new light on white supremacist infiltration of law enforcement. The Intercept. https://theintercept.com/2020/09/29/police-white-supremacist-infiltration-fbi/

Spranger, JA. (1927). The problem of the Hecuba. The Classical Quarterly, 21(3/4), 155-158. http://www.jstor.com/stable/636394

Publicado
2023-11-20