Análise discursiva da publicidade no comércio informal

  • Paula Maimuna Bernardo Ângelo Bambo Universidade Licungo
Palavras-chave: Análise discursiva, Características dialógicas, Humor, Intuição, Publicidade, Informal

Resumo

O presente artigo tem como objectivo descrever e analisar a abordagem discursiva da publici- dade informal tendo como ponto de partida a prática comunicativa baseada na estética e lin- guagem próprias da cultura local produzida à margem de uma publicidade institucionalizada Fiabane in Temática (2016, p. 70). Tomando em consideração que a publicidade informal pauta pelo improviso, pela intuição e pelo contacto directo com o cliente, procura-se analisar as estra- tégias linguístico-discursivas deste tipo de publicidade, focalizando as características dialógicas do discurso e as formas cómicas como expressões fundamentais de comunicação no comércio informal. Importa realçar que foi possível identificar padrões comunicativos e estratégias de apropriação linguística comuns nos comerciantes informais, facto que denuncia a existência de uma estratégia discursiva compartilhada entre estes, estratégia essa, que torna o discurso da publicidade informal distante da estrutura oficial da publicidade. Contudo, nota-se uma apro- priação do discurso publicitário formal, na maioria das vezes por meio dos jargões, slogans ou frases de efeito (Fiabane, 2016, p. 70).

Publicado
2021-12-21
Secção
Olhares de Narciso: egotismo e alienação