O teatro bissau-guineense: egotismo e alienação em As orações de Mansata, de Abdulai Sila

  • Agnaldo Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Teatro bissau-guineense, Abdulai Sila, As Orações de Mansata, Relações de Poder, Egotismo e Alienação

Resumo

As Orações de Mansata (2007) é a primeira peça teatral do período pós-independência da Guiné- -Bissau. A obra adota a estratégia peculiar do teatro político, uma vez que se empenha em discutir alguns pontos cruciais da sociedade e da cultura, em um cenário de ressignificação da memória e construção da identidade. Trata-se de um texto que faz uma releitura do clás- sico Macbeth, do dramaturgo inglês William Shakespeare, no qual Abdulai Sila contextualiza a temática do abuso de poder à realidade africana, reunindo personagens egóticas e alienadas que perseguem a ascensão social e política, em plena articulação entre traição e morte. Nesse sentido, o egotismo revela-se nas personagens e também nos seus destinos trágicos, diante do determinismo realista que assola historicamente o caráter do homem. O drama concretiza-se pela presença da morte, em que o ritual de coroação e destronamento é fato recorrente, no confronto entre personagens superiores e subalternas, em espaço e tempo de extrema assimetria social.

Publicado
2021-12-21
Secção
Olhares de Narciso: egotismo e alienação