Diálogo inter-religioso e direitos humanos: desafios latino-americanos

  • Alonso Gonçalves Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: religiões, diálogo inter-religioso, direitos humanos, América Latina

Resumo

A proposta deste texto se dá em torno da temática Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos, uma temática ainda incipiente no contexto latino-americano. Tendo como ponto de partida a compreensão de diálogo em autores como Paulo Freire (brasileiro) e Kwok Pui-Lan (chinesa), procuramos nas religiões pontos de diálogo, uma vez que elas nutrem um bem viver, ou seja, há em suas matrizes elementos que tratam da dignidade do ser humano e suas relações com o sagrado, com outros semelhantes e com a natureza (ecologia). Agora as condições para que essas religiões dialoguem e tratem de temas comuns, não passa, necessariamente, pelo aspecto dogmático ou doutrinário das religiões. Aqui entendemos que a temática dos Direitos Humanos, a partir das reflexões de Michael Amaladoss (indiano), possa ser um elemento de diálogo e práxis. Com isso, a nossa preocupação se dá com o contexto latino-americano, ou seja, com os problemas concretos que marcam a trajetória da América Latina, como a sua constante luta por direitos e dignidade.

Referências

Amaladoss, M. (1995). Pela estrada da vida: prática do diálogo inter-religioso. São Paulo: Paulinas.

Facchi, A. (2011). Breve história dos direitos humanos. São Paulo: Loyola.

Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido (50ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Küng, H. (2003). Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana (4ª ed.). São Paulo: Paulinas.

Nino, C. S. (2011). Ética e direitos humanos. São Leopoldo: UNISINOS.

Pui-Lan, K. (2015). Globalização, gênero e construção da paz: o futuro do diálogo interfé. São Paulo: Paulus.

Ribeiro, C. (2014). Pluralismo e libertação. São Paulo: Paulinas.

Ribeiro, C. (2016). Religião, democracia e direitos humanos: presença pública inter-religiosa no fortalecimento da democracia e na defesa dos direitos humanos no Brasil. São Paulo: Reflexão.

Santos, B. S. (2014). Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos (2ª ed.). São Paulo: Cortez

Santos, N. (2012). Por uma educação libertadora: pedagogia dialógica a partir de Paulo Freire e Juan Luis Segundo. São Paulo: Fonte Editorial.

Sung, J. M. (2017, set.-dez.). Religião, direitos humanos e o neoliberalismo em uma era pós-humanista. Estudos de Religião, 31 (3), p. 233-253.

Tamayo, J. J. (2009). Fundamentalismos y diálogo entre religiones (2ª ed.). Madrid: Trotta.

Publicado
2020-06-29