Em busca de novas Arcas de Noé: redenção e devoção à luz da literatura de espiritualidade na Península Ibérica (séculos XVII–XVIII)

  • Paula Almeida Mendes Faculdade de Letras da Universidade do Porto – CITCEM
Palavras-chave: Arca de Noé, literatura, espiritualidade, hagiografia, séculos XVII–XVIII

Resumo

Este artigo procura chamar a atenção para os moldes em que, na Península Ibérica, ao longo da Época Moderna, se destacou e valorizou o episódio veterotestamentário da Arca e a figura de Noé, declinando um quadro em que a religião e a espiritualidade assumem um destaque fundamental no domínio da cultura escrita, no sentido de reconhecimento da santidade e de alcance da perfeição cristã e da salvação eterna.

Referências

Orozco Díaz, E. (1970). El tiempo, protagonista del drama del Barroco. In Manierismo y Barroco. Salamanca: Anaya.

Osório, J. A. (2001). Um “género” menosprezado: a narrativa de cavalaria do séc. XVI. Máthesis, 10, 9–34.

Pires, M. L. G. (1991). ‘Homo homini lupus’. Um tópico da moral barroca na obra de D. Francisco Manuel de Melo. In Actas do I Congresso Internacional do Barroco (Vol. II, pp. 269-275). Porto: Reitoria da Universidade do Porto/Governo Civil do Porto.

Rozzo, U. (1994). Editoria e storia religiosa (1465-1600). In G. De Rosa; T. Gregory; A. Vauchez), Storia dell’Italia Religiosa. 2. L’Età Moderna. Roma-Bari: Editori Laterza.

Santos, Z. C. (2002). Hagiografia. A prosa religiosa e mística nos séculos XVII-XVIII. In História da Literatura Portuguesa: Da Época Barroca ao Pré-Romantismo (volume 3, pp. 165-169). Lisboa: Alfa.

Santos, Z. C. (2012). Sobre livros de cavalaria, leituras e leitores nos séculos XVI e XVII. In L. M. Mongelli (Org.), De cavaleiros e cavalarias. Por terras de Europa e Américas. Humanitas. editora.fflch.usp.br/sites/editora.fflch.usp.br/files/669–677.pdf>. [Consultado em: 01/07/2012].

Vauchez, A. (1988). La sainteté en Occident aux derniers siècles du Moyen Âge. D’après les procès de canonisation et les documents hagiographiques. École Française de Rome.

Publicado
2020-06-29