“Tem calma! O barco é grande!” A reinvenção do dilúvio em 2012, de Roland Emmerich

  • João de Mancelos CLLC/Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Noé, adaptação cinematográfica, intertextualidade, 2012, Roland Emmerich

Resumo

Realizado por Roland Emmerich, 2012 (2009) constitui um filme-catástrofe, um subgénero do cinema de ação que teve o seu esplendor nos anos setenta. O argumento, seguindo o paradigma de Syd Field, é linear: o núcleo do planeta aqueceu, os terramotos ameaçam a Humanidade e as águas oceânicas subiram. Para sobreviver ao dilúvio e à extinção em massa de pessoas, fauna e flora, os cientistas construíram arcas gigantes. Nesta comunicação, o meu objetivo é analisar como o mito de Noé surge simultaneamente aproveitado e subvertido neste filme de culto. Na minha análise, recorro à teoria da adaptação cinematográfica, à transposição intersemiótica e à intertextualidade.

Referências

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Filmografia

Kloser, H. (Produtor), & Emmerich, R. (Realizador). (2009). 2012/Mesmo título em português. USA: Columbia Pictures.

Publicado
2020-06-29