Viuus per ora uirum, mas também per faciles buxos: sobreviver ao dilúvio do esquecimento segundo Marcial

  • Maria José Ferreira Lopes Universidade Católica Portuguesa
Palavras-chave: Marcial, epigramas, imortalidade, memória, Monimenta doloris, metamorfose

Resumo

Célebres pelo retrato satírico da Roma flaviana, os Epigramas de Marcial evidenciam também a dolorosa e trágica fragilidade dos seres humanos. Inbellis praeda (13, 94, 2) à mercê da feroz injustiça social, de acidentes, crimes e doenças, a humanidade é ainda alvo da inuidia dos deuses, personificada pela iniqua Láquesis (10, 53, 3), que alcança até os filhos dos imortais (9,86, 4 e 6). A inexorabilidade da morte e a obliteração quer da presença física do indivíduo, quer da sua memória entre os vivos, eram temas candentes nesses tempos instáveis e violentos, resultando na proliferação de cultos mistéricos que prometiam a salvação. As perspectivas sobre o Além e a imortalidade da alma eram variadas, mesclando tradições religiosas populares com elaborações literárias, informadas por escolas filosóficas antitéticas, como ocorre com Virgílio, Cícero e Séneca – autores mencionados com admiração por Marcial –, Lucrécio ou Plínio, o Velho. O poeta de Bílbilis acredita num Além tradicional: ainda que inclua Elysias domos (1, 94, 2), predomina o pavor das nigras umbras e do medonho Cérbero (5, 34, 3). Recordar os mortos e mitigar o uulnus dos vivos, ferida mais dolorosa nas mortes de jovens, eram imperativos cumpridos através de diversos monimenta doloris. Certo do efeito destruidor do “dilúvio” do tempo não apenas sobre objectos frágeis como as pinturas, mas até sobre monumentos de pedra, Marcial sublinha repetidamente o papel imortalizador dos seus versos, como já Énio fizera com o seu uiuus per ora uirum; mas sugere uma segunda “Arca” da alma e da memória, consoladora sobretudo para figuras humildes como o jovem escravo Álcimo: uma fusão com a natureza, através das plantas nascidas junto ao sepulcro, símbolos do perpétuo retorno – per faciles buxos (1,88, 5). Assim, parece evocar as numerosas metamorfoses em plantas, como o jacinto ou o cipreste, de humanos que os deuses pretendiam manter de algum modo vivos.

Referências

Bechec, C. (2013). La vie surnaturelle dans le monde gréco-romain. Presses Universitaires de Rennes.

Brandão, J. L. (2004). Amor e Morte em Marcial. In C. Pimentel, J. L. Brandão & D. Leão (Coords.), Toto notus in orbe Martialis: Celebração de Marcial 1900 após a sua morte (pp. 33-48). Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra/ Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Green, M. (2000). The Meaning of Salvation. Vancouver: Regent College Publishing.

Henriksén, Ch. (2012). A Commentary on Martial, Epigrams, Book 9. Oxford: Oxford University Press.

Hope, V. (2017). Living without the dead: finding solace in ancient Rome. In F. S. Tappenden &

C. Daniel-Hughes (Eds.), Coming Back to Life: The Permeability of Past and Present, Mortality and Immortality, Death and Life in the Ancient Mediterranean (pp. 33-48). Montreal, Quebec: McGill Scholarly Publishing. Acedido em http://oro.open.ac.uk/49330/.

Marcial (2000-2004). Epigramas. Trad. Delfim Ferreira Leão, José Luís Brandão & Paulo Sérgio Ferreira, introd. e notas de Cristina de Sousa Pimentel, 4 vols. Lisboa: Edições70.

Ovídio (2014). Metamorfoses. Introd. e trad. Paulo Farmhouse Alberto. Lisboa: Cotovia.

Pimentel, C. (2012). A Roma dos Flávios: gente e sentimentos nos Epigramas de Marcial. In C. Pimentel, J. L. Brandão & P. Fedeli (Coords.), O poeta e a cidade no mundo romano (pp. 121-133). Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Rodríguez, J. R. (2016). Aspectos legais do mundo funerário romano. In L. M. Omena & P. P. A.

Funari (Orgs.), Práticas funerárias no mediterrâneo romano (pp. 25-46). Jundiaí: Paco Editorial.

Publicado
2020-06-29