Um atlas (re)desenhado pelo acontecimento de nomeação: Mato Grosso e seus municípios na construção de uma arca

  • Taisir Mahmudo Karim UNEMAT
  • Ana Maria Di Renzo UNEMAT
Palavras-chave: Mato Grosso, enunciação, discurso, memória, arca, tradição, construção

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar, do lugar dos estudos enunciativos, a partir da nomeação dos municípios do Estado de Mato Grosso o movimento semântico que constrói sentidos da geografia físico-política que hoje descreve a arca do estado de Mato Grosso, representando seu estrato sócio histórico. Tomamos conceitos da Semântica do Acontecimento (Guimarães, 2002), um arcabouço teórico metodológico enunciativo e da Análise de Discurso de linha francesa como espaço de reflexão que nos permite observar, de modo particular, o processo contínuo que estratifica a região naquilo que se projetava enquanto latência futura do que viria a ser uma arca (unidade) político-administrativa do território brasileiro. Nossas análises levam em consideração o funcionamento semântico enunciativo dos nomes de municípios que, a partir da primeira metade do século XVIII, começam a construir sentidos que passam a significar a geografia físico-política que dá existência histórica à região e, consequentemente, ao Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, a análise enunciativa do funcionamento dos nomes dos municípios nos permite mirar, de modo direto, o movimento constitutivo do atlas mato-grossense enredado pela tessitura de acontecimentos de nomeações dos municípios num movimento contínuo que desenha e redesenha essa imensa arca movente que passa a significar o território do Estado de Mato Grosso que, pela noção de memória discursiva, ressoa nomes indígenas como traços que marcaram um percurso de nomeação. Essas posições teóricas permitem tomar um mapa enquanto texto, ou seja, nos levam a lê-lo enquanto enunciado, lugar que produz sentidos pelo modo como as narrativas socio históricas que o constitui, significando o processo semantização e discursivização da textualidade própria de sua existência enquanto movimento constituído na/pela linguagem.

Referências

Bosrwdon, B. (1999a). Modos de ver, modos de dizer titulação da pintura e discursividade. Rua. Campinas.

Bosrwdon, B. (1999b). Uma balada em toponímia: da Rua Descartes à Rua de Rennes. Línguas e Instrumentos Linguísticos, 3. Campinas.

Dias, L. F. (2016). Nomes de cidades de Mato Grosso: uma abordagem enunciativa. In T. M. Karim et al. (Org.). Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso – (Fase I). Campinas-SP: Pontes. Génesis, 1º livro da Bíblia.

Guimarães, E. (2002). Semântica do acontecimento. Campinas-SP: Pontes.

Guimarães, E. (2008). Trocando em miúdo a teoria e a prática – os falantes e as línguas: multilinguismo e ensino. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp.

Guimarães, E. (2011). Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas-SP: RG.

Orlandi, E. P. (2013). As formas do silêncio: no movimento dos sentidos (6ª ed.). Campinas – SP: Editora da Unicamp.

Pêcheux, M. (1999). Papel da Memória In P. Achard et al., Papel da Memória (pp. 49-50). Campinas, SP: Pontes.

Pêcheux, M. (1988). Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP. Editora da UNICAMP.

Karim, T. M. (2016). Mato Grosso: histórias de enunciações o percurso do nome de um estado. In T. M. Karim et al. (Org.), Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso – (Fase I). Campinas-SP: Pontes.

Karim, T. M. (2016). Marcas do Dizer: Sentidos do Arraial do Cuyabá. Estudos Linguísticos, 45 (1), São Paulo, 305-315.

Siqueira, E. M. (2002). História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas.

Veyne, P. (1982). Como se escreve a história. Tradução de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Publicado
2020-06-28