Ironia, ganância e história dos tempos bíblicos aos modernos: uma leitura de “Na arca”, de Machado de Assis

  • Tiago Marcenes Ferreira da Silva Universidade de Brasília
Palavras-chave: Bíblia, Machado de Assis, Arca de Noé, ironia, História, ganância

Resumo

No conto “Na arca”, de Machado de Assis, percebe-se que o autor toma para si, de forma irônica, o discurso bíblico presente no Gênesis, discutindo a ganância como reflexo da condição humana e questões relativas à realidade brasileira e a seu processo de formação. Diante disso, este trabalho pretende refletir como tal apropriação irônica relativiza um texto tido como sagrado, invertendo-lhe o sentido, além de questionar como a estrutura narrativa do conto e a temática nele presente abrem espaço para uma reflexão sobre o universal, ao tratar da ganância humana desde os tempos imemoriais da Bíblia – manifestada na disputa entre os filhos de Noé – até o século XIX ‒ com a menção à Guerra da Crimeia. Ao recorrer ao texto sagrado – não a citações, como em outros textos, mas se valendo, ironicamente, do peculiar discurso bíblico –, o autor brasileiro não só deixa clara certa relativização do sagrado e, por consequência, intocável e absoluto, como também, pelo conteúdo que insere no discurso bíblico, uma problematização na tentativa de reinterpretação dos fatos narrados no Antigo Testamento, com intuito de discutir as contradições humanas e as questões históricas e políticas que a narrativa do conto “Na arca” permite ver.

Referências

Assis, M. (2007). Na arca – três capítulos inéditos do Gênesis. In J. Gledson (Ed.), 50 contos de Machado de Assis: seleção, introdução e notas John Gledson (pp. 58-67). São Paulo: Companhia das Letras.

Auerbach, E. (2007). A cicatriz de Ulisses. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental (pp. 1-20). São Paulo: Perspectiva.

Bastos, H. & Araújo, A. F. B. (Eds.). (2011). Teoria e prática da crítica literária dialética. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Bottomore, T. (2001). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Coutinho, A. (1959). A Filosofia de Machado de Assis e outros ensaios. Rio de Janeiro: Livraria São José.

Gledson, J. (2005). Machado de Assis: impostura e realismo. Uma reinterpretação de Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras.

Gledson, J. (2007). O machete e o violoncelo. Por um novo Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras.

Gledson, J. (2007). Uma breve introdução aos contos de Machado de Assis. 50 contos de Machado de Assis selecionados por John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras.

Lukács, G. (2010). Narrar ou descrever. Marxismo e teoria da literatura (pp. 149-185) São Paulo: Expressão Popular.

Publicado
2020-06-28