Inventar uma outra eternidade: leituras de Pentesileia em Vasco Graça Moura e Hélia Correia

  • Sandra Sousa Universidade do Minho
Palavras-chave: Pentesileia, Aquiles, Vasco Graça Moura, Hélia Correia, amor, morte

Resumo

A tradição literária e artística ocidental foi particularmente despiciente no que toca à representação da épica batalha travada por Aquiles e Pentesileia, cuja representação não encontra lugar nos poemas homéricos. O mito desta amazona não constituiu alvo de nenhum texto dramático ou épico, ao contrário do que aconteceu com outras heroínas da tradição clássica, nomeadamente Medeia, Antígona e Helena.

Sendo raros os registos literários do mito (na Grécia arcaica, no Ciclo Épico, Etiópida; no século I a. C., por Diodoro Sículo e Apolodoro; pelo poeta épico Quinto de Esmirna, que viveu entre os séculos III e IV d. C.), o empenho pela sua revitalização tem-se mostrado particularmente escasso ao longo dos séculos. Neste sentido, torna-se pertinente notar o interesse que a batalha entre estes dois heróis gregos, Aquiles e Pentesileia, que põe tradicionalmente em relevo as fragilidades amorosas do rei dos mirmidões e as qualidades bélicas da amazona, suscitou em dois autores portugueses, Vasco Graça Moura e Hélia Correia.

Pretendemos, neste sentido, abordar as releituras do mito nas obras sombras com aquiles e pentesileia (1999), de Vasco Graça Moura, e na breve prosa Penthesiléa, retirada de um pequeno conjunto de textos intitulado Apodera-te de Mim (2002), de Hélia Correia, à luz da tradição clássica, compreendendo assim os contributos para o fortalecimento da presença de mitos clássicos na literatura portuguesa contemporânea.

Referências

Martins, J. C. O. (2014). Humor e reescrita paródica da mitologia na poética de Vasco Graça Moura. In P. Morão & C. Pimentel (Eds.), Matrizes Clássicas da literatura Portuguesa: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (pp. 519-532). Lisboa: Campo da Comunicação.

Carvalho, T. (2012). Presenças clássicas na poesia de Vasco Graça Moura: da reverência à contrafacção irónica. In P. Morão & C. Pimentel (Eds.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (pp. 299-318). Lisboa: Campo da Comunicação.

Correia, H. (2002). Apodera-te de mim. Lisboa: Black Sun Editores.

Esmirna, Q. (2004). Posthoméricas. Trad., int. e notas de Mario Todelano Vargas. Madrid: Editorial Gredos.

Frias, J. M. (2008). Ut pictura poesis non erit. Relâmpago, 23, 163-178.

Galeano, E. (2018). Espelhos. Uma história quase universal. Lisboa: Antígona.

Heródoto (2017). Histórias. Livro IV. Int., trad., notas de Maria de Fátima Sousa e Silva e de

Cristina Abranches. Lisboa: Edições 70.

Höster, M. A. & Silva, M. F. (2015). Penthesiléa, de Hélia Correia. Notas de Leitura. Humanitas, 67,169-192.

Lima, I. P. (2004). Referências clássicas na poesia de Vasco Graça Moura. In J. Ribeiro Ferreira (Ed.), Fluir Perene. A cultura clássica em escritores portugueses contemporâneos (pp. 111-123). Coimbra: Minerva.

Lesky, A. (1995). História da Literatura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Moura, V. G. & Pinheiro, J. (1999). sombras com aquiles e pentesileia. Lisboa: Quetzal Editores.

Rocha Pereira, M. H. (2012). O céu azul da Grécia na obra de Hélia Correia. In P. Morão & C. Pimentel (Eds.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (pp. 339-347). Lisboa: Campo da Comunicação.

Rocha Pereira, M. H. (2014). As Amazonas. Destino de um mito singular. Estudos sobre a Grécia Antiga. Artigos (pp. 43-54). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Settis, S. (2018, junho). A Cidade Sitiada [entrevista de António Guerreiro]. Electra, 2, 144-157.

Ventura, J. M. (2006). A tradição sempre renovada em sombras com aquiles e pentesileia de Vasco Graça Moura. In V. S. Pereira & A. L. Curado (Org.), A antiguidade clássica e nós. Herança e identidade cultural. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

Publicado
2020-06-28