A Arca de Noé em Bíblias de estudo brasileiras: recepção e formação de leitores
Resumo
Este artigo parte do fenômeno editorial em que se transformou a publicação de Bíblias de Estudo no Brasil. Analisa três exemplares bíblicos representativos de grupos religiosos brasileiros: católico, pentecostal e protestante histórico. O objetivo é estudar a inserção de notas explicativas nos textos bíblicos e, por elas, o processo de formação de leitores que se adequem aos princípios doutrinários e éticos dos segmentos religiosos responsáveis pelas edições bíblicas selecionadas. O corpus está circunscrito aos capítulos 6 a 9 do livro de Gênesis, bloco que contém as narrativas da construção da arca por Noé e do dilúvio. Para o desenvolvimento da análise foram utilizados como referenciais teóricos a História do Livro e a História da Leitura. Tais teorias permitem reconhecer que a Bíblia, por sua potência linguística e literária, tem sido alvo de múltiplas recepções no decorrer da História, e, ao mesmo tempo, é direcionada a leituras de restrição a partir de estratégias e procedimentos editoriais.
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