“Catástrofe” anunciada: os últimos dias de um regime opressor e os exilados políticos portugueses no Brasil

  • Elisabeth Battista Unemat

Resumen

Ao aprofundar a análise dos núcleos fundamentais de interesse apreensíveis nas colaborações dos intelectuais portugueses que viviam em situação de exilados políticos no Brasil, no período de 1955 a 1977, anotamos que Maria Archer, jornalista portuguesa, se destaca como produtora textual, articulista e formadora de opinião. Assim, procuraremos desenhar melhor a trajetória da sua atuação, situando-a historicamente no contexto de intenso engajamento político, social e cultural no exílio em terras brasileiras, debruçando-se sobre os movimentos de libertação do regime opressor e os latentes conflitos coloniais, sobretudo no contexto da publicação do livro Os últimos dias do fascismo português, em 1959.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Archer, M. (1959). Os últimos dias do fascismo português. São Paulo: Liberdade Cultura.

Archer, M. (1938). Ida e Volta duma Caixa de Cigarros. Lisboa: Editorial O Século.

Archer, M. (1947). Casa Sem Pão. Lisboa: Empresa Contemporânea de Edições.

Battista, E. (2007). Entre a literatura e a imprensa: percursos de Maria Archer no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.

Battista, E. (2011). Entre impressões e opiniões: Apontamentos sobre Machado Cronista e a imprensa periódica no Brasil. Revista ECOS. Literaturas e Linguísticas, 8 (11), 33-40. Cáceres-MT: Editora Unemat.

Battista, E. (2012). Literatura e Solidariedade – um estudo de Brasil, Fronteira da África, de Maria Archer. In R. Gomes & O. A. Moreira (Orgs.), Vida e obra de Maria Archer – Uma Portuguesa da Diáspora (pp. 28-31). Lisboa: Edição Mulher Migrante – Associação Estudo, Cooperação e Solidariedade.

Battista, E. (2012). Maria Archer – O encontro com uma escritora viajante. In M. M. Aguiar & M. G. S. Guedes (Orgs.), Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora (pp. 16-17. Lisboa: Edição Mulher Migrante – Associação Estudo, Cooperação e Solidariedade.

Fernandes, A. J. (2010). Introdução à Ciência Política: Teorias, Métodos e Temáticas (3ª ed.). Porto: Porto Editora.

Hobsbawm, E. (2010). A Era dos Extremos (5ª ed.). Trad. Manuela Madureira & Catarina Madureira. Lisboa.

Rémond, R. (2011). Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias (4ª ed.). Trad. Teresa Loureiro. Lisboa: Gradiva.

Rosas, F. (2013). Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar. Lisboa: Tinta da China.

Salazar, A. O. (1937). Discursos e Notas Políticas (1928-1934). Vol. I. Coimbra: Coimbra Editora.

Salazar, A. O. (1967). Discursos e Notas Políticas (1956-1966). Vol. VI. Coimbra: Coimbra Editora.

Publicado
2020-06-28