“Catástrofe” anunciada: os últimos dias de um regime opressor e os exilados políticos portugueses no Brasil

  • Elisabeth Battista Unemat
Palavras-chave: exilados portugueses, jornalismo, Portugal Democrático, Os últimos dias do fascismo português, Maria Archer

Resumo

Ao aprofundar a análise dos núcleos fundamentais de interesse apreensíveis nas colaborações dos intelectuais portugueses que viviam em situação de exilados políticos no Brasil, no período de 1955 a 1977, anotamos que Maria Archer, jornalista portuguesa, se destaca como produtora textual, articulista e formadora de opinião. Assim, procuraremos desenhar melhor a trajetória da sua atuação, situando-a historicamente no contexto de intenso engajamento político, social e cultural no exílio em terras brasileiras, debruçando-se sobre os movimentos de libertação do regime opressor e os latentes conflitos coloniais, sobretudo no contexto da publicação do livro Os últimos dias do fascismo português, em 1959.

Referências

Archer, M. (1959). Os últimos dias do fascismo português. São Paulo: Liberdade Cultura.

Archer, M. (1938). Ida e Volta duma Caixa de Cigarros. Lisboa: Editorial O Século.

Archer, M. (1947). Casa Sem Pão. Lisboa: Empresa Contemporânea de Edições.

Battista, E. (2007). Entre a literatura e a imprensa: percursos de Maria Archer no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.

Battista, E. (2011). Entre impressões e opiniões: Apontamentos sobre Machado Cronista e a imprensa periódica no Brasil. Revista ECOS. Literaturas e Linguísticas, 8 (11), 33-40. Cáceres-MT: Editora Unemat.

Battista, E. (2012). Literatura e Solidariedade – um estudo de Brasil, Fronteira da África, de Maria Archer. In R. Gomes & O. A. Moreira (Orgs.), Vida e obra de Maria Archer – Uma Portuguesa da Diáspora (pp. 28-31). Lisboa: Edição Mulher Migrante – Associação Estudo, Cooperação e Solidariedade.

Battista, E. (2012). Maria Archer – O encontro com uma escritora viajante. In M. M. Aguiar & M. G. S. Guedes (Orgs.), Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas na Diáspora (pp. 16-17. Lisboa: Edição Mulher Migrante – Associação Estudo, Cooperação e Solidariedade.

Fernandes, A. J. (2010). Introdução à Ciência Política: Teorias, Métodos e Temáticas (3ª ed.). Porto: Porto Editora.

Hobsbawm, E. (2010). A Era dos Extremos (5ª ed.). Trad. Manuela Madureira & Catarina Madureira. Lisboa.

Rémond, R. (2011). Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias (4ª ed.). Trad. Teresa Loureiro. Lisboa: Gradiva.

Rosas, F. (2013). Salazar e o Poder. A Arte de Saber Durar. Lisboa: Tinta da China.

Salazar, A. O. (1937). Discursos e Notas Políticas (1928-1934). Vol. I. Coimbra: Coimbra Editora.

Salazar, A. O. (1967). Discursos e Notas Políticas (1956-1966). Vol. VI. Coimbra: Coimbra Editora.

Publicado
2020-06-28