Afigurações do sagrado e do profano na obra de João Pedro Oliveira a partir do Livro do Apocalipse e da poesia de Antero de Quental

  • Helena Maria da Silva Santana Universidade de Aveiro
  • Maria do Rosário da Silva Santana Instituto Politécnico da Guarda
Palavras-chave: Antero de Quental, João Pedro Oliveira, Livro do Apocalipse, A Cidade Eterna, A Escada Estreita, imagética musical

Resumo

Desenvolvendo-se em vastos e diversos campos do conhecimento, utilizando processos de formalização provenientes de outros domínios do saber, que não só o musical, a música de João Pedro Oliveira permite-nos a abordagem de princípios distintos na conceção do seu universo sonoro e musical. Ao analisarmos o seu catálogo de obras deparamo-nos com um conjunto de peças que revelam a presença dum imaginário e de uma temática, que buscam nos escritos sagrados o seu fundamento. Segundo o autor, “A Cidade Eterna” (1988) pertence a um ciclo de sete peças, originalmente pensado, como sendo uma evocação, em termos musicais, das profecias contidas no livro do “Apocalipse”. Através dela, o compositor realizou uma reflexão pessoal sobre o mistério da criação artística. A palavra “Apocalipse” traduz a ideia de “revelação”, como qualquer coisa que não é criada pelas mãos do homem, mas que é transmitida por Deus. Através desta obra, mas também de “A Escada Estreita” (1999), baseado no poema de Antero de Quental “Na mão de Deus”, o autor revela-nos não só uma sua ideia de “revelação” e “criação”, como a progressiva dissolução da fronteira entre a música eletrónica e a música instrumental, elemento fundamental para a definição das suas características técnicas, estilísticas e estéticas. As técnicas discursivas e compositivas que nelas expõe, bem como os arquétipos que aí expõe, serão alvo da nossa análise e reflexão para que possamos apresentar a forma como estas obras se tornam exemplos de um poético que se faz musical, denunciando uma perspetiva de evolução técnica, estilística e estética do autor. Neste texto pretendemos ainda mostrar a dualidade e multiplicidade de formas de se dizer uma sua ideia de sagrado, naquilo que se faz, e traduz, conteúdo e imaginário, profanos, a obra de arte musical.

Referências

Armond, E. (1971). A Hora do Apocalipse. São Paulo: Mundial Gráfica.

Lázaro, M. (2016). “Na mão de Deus”: Quental e Unamuno. In Filosofia e Poesia: Congresso Internacional de Língua Portuguesa (pp. 241-249). Porto: Universidade do Porto. Faculdade de Letras. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14155.pdf (acedido a 18/10/2018)

Melo, V. (2003). A Abelha, a Escada e o Jardim”. In João Pedro Oliveira. Compositores portugueses contemporâneos (pp. 23-50). Porto: Atelier de Composição.

Oliveira, J. P. (1992). Notas de Programa da obra “Visão”. Manuscrito do autor.

Oliveira, J. P. (1999). A Escada Estreita. Edição de autor.

Oliveira, J. P. (2004). In Omni Tempore. Obras de João Pedro Oliveira. Num 1122.

Quental, A. (1886). Os Sonetos completos de Anthero de Quental. Porto: Livraria Portuense. Lopes & Cª Editores. https://pt.slideshare.net/MJFSANTOS/antero-de-quental-sonetos (acedido a 15/09/2018)

Salazar, Á. (2003). Para um retrato de João Pedro Oliveira. In João Pedro Oliveira. Compositores portugueses contemporâneos (pp. 85-106). Porto: Atelier de Composição.

Difusora Bíblica (1982). A Bíblia Sagrada. Lisboa: Difusora Bíblica.

Publicado
2020-06-28