As anti-arcas de Noé da colonização: o Diário da navegação, de Pero Lopes de Sousa
Resumo
A relação de viagem intitulada Diário da navegação chega-nos como importante documento da expedição de Martim Afonso de Sousa pela América do Sul entre 1530-1532, mesmo que não seja uma fonte primária. Essa narrativa é baseada provavelmente em um diário preexistente escrito por Pero Lopes de Sousa, irmão mais jovem do capitão e um navegador experimentado em geografia, astronomia e técnicas de navegação. A obra nos apresenta as aventuras e as belezas experimentadas por eles em paisagens exuberantes, plenas de rios e de ecossistemas muito ricos, mas também nos relata em detalhes a massiva destruição natural causada por eles mesmos na sua busca por alimentos. Este estudo procura demonstrar que tais embarcações podem ser interpretadas como anti-arcas de Noé, na medida em que levam devastação à natureza local em vez de preservação. Mas mesmo esta relação pode se mostrar mais complexa do que o esperado.
Referências
Abreu, C. Prefácio a Sousa, Pero Lopes de (1940). Diário da Navegação, 1530-1532 (V. I. 2 ed.). Rio de Janeiro: Comissão Brasileira dos Centenários Portugueses.
Benedeit (2005). A viagem de São Brandão. Trad. e pref. José Domingos Morais. Lisboa: Assírio & Alvim.
Bíblia de Jerusalém (2002). São Paulo: Paulus Editora.
Chauí, M. (2001). Brasil: mito fundador e sociedade autoritária (2ª reimp.). Unijales.
Finazzi-Agrò, E. (1993). A invenção da ilha. Tópica Literária e topológica imaginária na descoberta do Brasil. Rascunhos de História, 5, PUC-Rio.
Hesíodo (2006). Os trabalhos e os dias. Trad. Mary de Camargo Neves Lafer. 6a reimp. São Paulo: Iluminuras.
Sousa, P. L. (1968). Diário da Navegação de Pero Lopes de Sousa (1530-1532). Lisboa: Agência- -Geral do Ultramar.
Teixeira da Mota (1968). Prefácio a Sousa, Pero Lopes de (1968). Diário da Navegação de Pero Lopes de Sousa (1530-1532). Lisboa: Agência-Geral do Ultramar.
Direitos de Autor (c) 2020 Virgínia Boechat

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.