Ponto Crítico das Vendas em Empresa Multiproduto. Proposta de Formalização

  • Rui Mário Magalhães Gomes Mota Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)

Resumo

Apresentam-se e demonstram-se, no artigo que se segue, fórmulas de determinação do ponto crítico das vendas em empresa multiproduto. A determinação do ponto crítico das vendas em empresa multiproduto é efectuada - tanto quanto é do nosso conhecimento - somente com base em processos indirectos (ou seja, não formalizados), entre os quais se conta o "método dos agregados". Daí a proposta de formalização que, de seguida, se expõe.
Partiremos de uma empresa monoproduto, isto é, que comercializa um tipo de mercadoria, presta um só tipo de serviço ou obtém e vende um tipo único de produto; passamos, depois, a uma empresa multiproduto. Na linha da exposição clássica, deduziremos fórmulas de determinação do ponto crítico tanto em termos de quantidades vendidas como de valores de venda.

Publicado
2001-01-01
Secção
Artigos