https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/issue/feedRevista dos encontros internacionais Ergotrip Design2025-02-21T09:49:04+00:00Álvaro Sousaalvarosousa@ua.ptOpen Journal Systems<p>A revista dos encontros internacionais Ergotrip Design é uma publicação <em>online</em>, multi-disciplinar na área do design, sujeita a uma avaliação/revisão por pares em sistema de <em>double-blind review</em>. A revista é detida pela unidade de investigação ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, associada à Universidade de Aveiro e à Universidade do Porto, e pelo grupo de pesquisa Ergodesign e Interação Humano-Computador, sedeado na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.</p> <p>ISSN 2183-928X</p>https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38212Design Centrado no Ser: uma Abordagem existencialista2025-02-21T09:49:04+00:00Nuno Diasndias@ua.ptCristiane Menezescristianemenezes@ua.ptAbhishek Chatterjeeabhi@ua.pt<p>Este artigo descreve o ‘Design Centrado no Ser,’ uma abordagem existencialista que coloca a especulação e a reflexão crítica para a potenciação de modos de existência desejados no cerne de uma perspetiva situada. O principal objetivo é estabelecer um ‘espaço de poética’ para a poiesis - a criação e produção - do design em torno de uma ideia de “economia da sabedoria” local, inspirada por Stuart Walker. Focando-se na questão do 'Ser' e do devir, o modelo visa ultrapassar os paradigmas antropocêntricos dominantes no design, procurando abarcar os potenciais positivos das experiências profundas e transformadoras através da fenomenologia da contemplação, espiritualidade e transcendência. Estas dimensões são exploradas tanto do ponto de vista da criação como da receção e uso dos produtos e conceitos de design, que atuam como mediadores sobre a técnica e como potenciadores de novos modos de existência. Para discutir a aplicabilidade dos conceitos emergentes, o artigo posiciona o Design Centrado no Ser no contexto de uma investigação-ação em curso, em colaboração com a comunidade do Ciclo do Linho de Castelões.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38227Educação em design e colaboração com a indústria: Uma exploração sobre o papel estratégico do Chief Design Officer através de uma abordagem pedagógica multifacetada2025-02-21T09:48:59+00:00Gisela Pinheirogrpinheiro@ua.ptTeresa Franqueirateresa.franqueira@ua.pt<p>Este artigo apresenta uma experiência educativa experimental conduzida no âmbito de um projeto de investigação de doutoramento em curso, envolvendo a Universidade de Aveiro, a Revigrés e a Design Factory Aveiro. O objetivo principal da investigação de doutoramento consiste em avaliar o significado estratégico do papel de um Chief Design Officer no panorama empresarial, com ênfase na indústria portuguesa, nomeadamente na empresa de revestimentos cerâmicos e pavimentos Revigrés.<br>Integrada na disciplina de Projeto em Design de Produto II do Mestrado em Engenharia e Design de Produto da Universidade de Aveiro, a metodologia utilizada na unidade curricular foi adaptada aos objetivos desta investigação.<br>Em concordância com os objetivos estratégicos da Revigrés, foi formulado um briefing de projeto, proporcionando aos alunos desafios concretos e aplicáveis ao contexto da empresa. Ao descrever o percurso desta experiência, este artigo estabelece um paralelismo entre o papel da equipa docente, que funciona como supervisor científico, gestor de projeto e mediador entre a empresa e os estudantes, e o do Chief Design Officer.<br>Este último é visto como um líder da equipa de design, um visionário do design estratégico e um construtor de pontes que alinha os objetivos da empresa com as necessidades do mercado e da sociedade. Este artigo detalha meticulosamente todo o processo desta experiência pedagógica, oferecendo uma análise abrangente que extrai resultados significativos tanto para a investigação em curso como para a empresa parceira. Os conhecimentos adquiridos contribuem não só para a investigação académica em design, mas também fornecem implicações valiosas para o posicionamento estratégico de um Chief Design Officer na promoção da inovação e da colaboração entre a academia e a indústria.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38230Experiência do usuário em jogos: Um estudo de caso comparativo de Top Gear 2 e Horizon Chase Turbo2025-02-21T09:48:53+00:00Daniella Rosito Michelena Munhozdaniella.michelena.munhoz@ufpr.brLucas Marques Ramalho de Souzalucasramalho@ufpr.brAndré Leonardo Demaisondemaison@gmail.comAndrews Corrêa Lopesandrewsclopes@gmail.comAna Caroline Melo Lopesacm.lopes@discente.ufma.br<p>Esse artigo apresenta uma análise comparativa da experiência dos jogadores em Top Gear 2 (1993) e seu remake Horizon Chase Turbo (2015), baseada em testes com participantes voluntários. Provou-se que padrões de estética e mecânica em jogos retro não estão fadados à obsolescência: Horizon Chase Turbo é uma ótima amostra de tal exercício, pois as qualidades atribuídas ao jogo alinham-se com as observadas em seu equivalente original, inclusive superando-o em qualidades notáveis como a controlabilidade e o apelo aos consumidores da geração atual. Os resultados sugerem que remakes de jogos clássicos de fato podem preservar e ressignificar a história de jogos eletrônicos quando eles atraem novas levas de jogadores, sem deixar de evocar sentimentos nos jogadores mais antigos. No design de games, é importante considerar o repertório cultural dos usuários: os que experimentaram o produto na época de seu lançamento podem ter percepções diferentes dos que estão jogando pela primeira vez.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38233Arranjo espacial na sala de aula: um estudo de caso a partir do design emocional2025-02-21T09:48:48+00:00Felipe Raposofelipe.raposo@unesp.brLuciana Sales Cordeiroluciana.cordeiro@unesp.brRebeca Santiago Holandarebeca.santi.holanda@gmail.comPaula da Cruz Landimpaula.cruz-landim@unesp.br<p>O design desempenha um papel auxiliador em diversos contextos, incluindo a educação, abrangendo desde a editoração de materiais didáticos até a concepção de mobiliários.<br>Considerar os desejos e necessidades de alunos e educadores é importante para construção de ambientes propícios para aprendizagem. O presente artigo busca explorar a relação entre design e ensino no ambiente escolar brasileiro destacando a influência do arranjo organizacional do espaço na vida dos usuários. O estudo propõe a avaliação e comparação da percepção de diferentes arranjos em uma sala de aula, a fim de identificar semelhanças e diferenças na concepção do arranjo de sala de aula ideal. A pesquisa, de natureza exploratória quali-quantitativa, foi composta a partir dos resultados de um formulário utilizando as ferramentas Roda de Emoções de Plutchik (1980) e o Poema dos Desejos de Henry Sanoff (2001) para analisar as percepções e desejos dos alunos sobre os arranjos espaciais de uma sala de aula.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38236Iniciativa de ensino de tecnologia e sustentabilidade por meio do aproveitamento de lixo eletroeletrônico2025-02-21T09:48:43+00:00Lindemberg Fabricio Caridadelindem@gmail.comJosé Guilherme Santa Rosajguilhermesantarosa@gmail.com<p>Neste trabalho, enfatizam-se as aulas práticas no ensino médio técnico, com ênfase na sustentabilidade, com planejamento específico de componentes curriculares como arquitetura e organização de computadores e informática a partir de Metodologias Ativas Aprendizagens Baseadas em Projetos (ABP). Os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, discentes e docentes, desenvolveram, em sala de aula, protótipos de produtos para diversos fins a partir do reaproveitamento de lixo eletroeletrônico. Por meio da aplicação de grupos focais, questionários e um Workshop com exposições dos protótipos, o projeto possibilitou aprendizados a respeito dos conhecimentos de informática e conscientização sobre as questões relacionadas à sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito ao reaproveitamento, reuso e descarte de lixo eletroeletrônico. Acredita-se que a iniciativa apresenta, dentre outras características principais, a inovação e a sustentabilidade, podendo ser adaptada e aplicada, não só no ensino médio, como também em outros níveis de escolaridade, inclusive em outras escolas do país.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38239Avaliação da usabilidade do site institucional e da loja online da marca Electrolux Brasil: um estudo com usuários e especialistas2025-02-21T09:48:37+00:00Andrellainy Samires Silvaandrellainy.samires@ufpe.brHércules Manoel Monteiroherculesmanoel@gmail.comMarcelo Soaressoaresmm@gmail.comLaura Bezerra Martinslaura.martins@ufpe.br<p>O presente artigo realizou um estudo de caso com os sites institucional e da loja online da marca Electrolux Brasil; a pesquisa aplicou métodos como o System Usability Scale (SUS), com usuários, e a avaliação heurística, com especialistas. Os resultados, comprovados pelas baixas pontuações no SUS, mostram que o site não atende adequadamente às expectativas de usabilidade. Além disso, diversos problemas foram identificados: questões de visibilidade, consistência, e dificuldades na realização de tarefas como buscas e navegação. Com base nos resultados, foram apresentadas recomendações para aprimorar a usabilidade do site, visando melhorar a experiência do usuário e atender às suas necessidades de maneira mais eficaz. A pesquisa destaca a importância de considerar a usabilidade desde a concepção dos sites para garantir um ambiente online mais amigável e funcional.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38242Design de um dispensador de sacos e contentor para dejetos caninos para o município de Vila Nova de Gaia2025-02-21T09:48:32+00:00Ana Luisa Guimarãesanaguimaraes.arquitetura3@gmail.comBeatriz Oliveirabeatriz_sousa_oliveira@hotmail.compoJuana Perezstaufferperez@gmail.comSara Silvasaaraemanuelle5@gmail.comCláudia Limaclaudiaraquellima@gmail.comRui Mendonçaruimendonca@fba.up.pt<p>Este artigo descreve o processo metodológico para o design de um dispensador de sacos e contentor para dejetos animais para o Parque de S. Paio (Vila Nova de Gaia, Porto), desenvolvido em contexto académico no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A metodologia incluiu um mapeamento de contentores em parques nacionais e internacionais, uma análise SWOT desses contentores, observação e registo de práticas quotidianas no parque para o qual se destina o contentor, processo de idealização e conceção do produto, maquetização, prototipagem e testagem. A partir dos resultados da investigação (definição do problema) foram desenvolvidas várias propostas, sendo o resultado final o design de um produto composto por um dispensador de sacos agregado a um contentor que não permite a entrada de lixos que não sejam dejetos animais ensacados. O produto encontra-se, atualmente, em fase de fabricação para posterior implementação no Parque de S. Paio.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38245Avaliação da percepção da interface gráfica de aplicativos E-banking com usuários jovens e adultos seniores: uma abordagem da usabilidade2025-02-21T09:48:26+00:00Vitória da Silva Brandtvitoria.brandt@unesp.brJoyce Carrjoyce.carr@unesp.brFausto Orsi Medolafausto.medola@unesp.brCássia Letícia Carrara Domicianocassia.carrara@unesp.brLuis Carlos Paschoarelliluis.paschoarelli@unesp.br<p>Serviços de e-banking se disseminaram rapidamente nos últimos anos, alcançando usuários dos mais diferentes segmentos, proporcionando facilidades ou dificuldades, dependendo exclusivamente do design de suas interfaces. O presente estudo tem como objetivo verificar como a interface gráfica é percebida por usuários adultos seniores e adultos jovens em diferentes aplicativos (apps) e-banking. Foi aplicado um procedimento metodológico de simulação de transferência bancária em dois diferentes segmentos de apps e-banking, com usuários adultos jovens e adultos seniores, focado na análise da percepção de usabilidade de suas interfaces. Os resultados apontam que aspectos visuais influenciam na usabilidade dos apps e que os usuários optam por interfaces em que a percepção de segurança, durante as transações e/ou pagamentos digitais, são mais evidentes.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38248Manufatura Aditiva aplicada no Design de Órtese Infantil para Membros Inferiores2025-02-21T09:48:21+00:00Pablo Marcel de Arruda Torrespablo@design.ufcg.edu.brMatheus Ferreira Alvesmatheusferreiraalves100@gmail.comSamara Alves da Silvasampx29@gmail.comNayanne Silva Furtadonayannefurtado16@gmail.comHaniel Pereira Macêdohanielmcd@gmail.com<p>A Manufatura Aditiva tem sido aplicada em campos diversos, inclusive em Tecnologias Assistivas (TA). As órteses podem ser definidas como dispositivos de caráter exoesquelético que auxiliam membros, órgãos ou tecidos a cumprirem suas funções. O objetivo do projeto foi desenvolver uma órtese infantil para membros inferiores produzida por meio de tecnologias digitais e processos de Manufatura Aditiva (MA). O método utilizado foi o Duplo Diamante. Uma órtese já utilizada e feita por moldagem térmica de plástico serviu de referência, da qual foram analisados pontos positivos e negativos e elencadas modificações e adaptações. O modelo final de órtese apresenta janelas para a respiração da pele na sua parte traseira, gerando mais conforto e leveza. No âmbito simbólico-estético, destaque para os desenhos em alto relevo e as combinações de cores, que dão um aspecto lúdico ao produto, e podem aumentar a aceitação da órtese por crianças. No aspecto produtivo, as partes foram desenhadas para serem mais adequadas ao processo de impressão 3D.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/ergotripdesign/article/view/38251Uma revisão crítica da legislação brasileira acerca de embalagens especiais de proteção à criança: uma contribuição ao design de embalagens2025-02-21T09:48:16+00:00Gabriel Henrique Cruz Bonfimgabrielhcbonfim@gmail.comLuis Carlos Paschoarelliluis.paschoarelli@unesp.br<p>Crianças em países em desenvolvimento, com no Brasil, ainda estão susceptíveis à sofrer acidentes com embalagens de produtos domisanitários. Este artigo é uma revisão bibliográfica em relação às Embalagens Especiais de Proteção à Criança (EEPCs), que apresenta os problemas de intoxicação, bem como o surgimento dessas embalagens. O artigo também aborda o Projeto de Lei nº 4841/94 em comparação com o atual protocolo de teste americano, visando apresentar sugestões de melhoria para os problemas ergonômicos e de segurança encontrados.</p>2024-12-04T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##