NASA-TLX na enfermagem
estratégias para redução de fadiga e promoção de ambientes laborais eficientes
Resumo
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente que impõe alta carga de estresse e riscos psicossociais aos profissionais de enfermagem. Este artifo apresenta os resultados da aplicação do ìndice NASA-TLX em enfermeiros da UTI Adulto do Hospital das Clínicas da UFPE, como parte de uma dissertação de mestrado em Ergonomia (2024). O objetivo é identificar práticas ergonômicas e analisar as influências psicossociais e cognitivas no desempenho desses profissionais, considerando fatores como estresse ocupacional, carga mental e bem-estar emocional. A amostra foi composta por enfermeiros do setor UTI Adulto, visando promover a qualidade de vida no trabalho. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel e analisados com o software SPSS, utilizando testes t de Student ou ANOVA, conforme apropriado. A pesquisa busca compreender como fatores ergônomicos e psicológicos podem contribuir para minimizar impactos negativos sobre os profissionais e melhorar as condições de trabalho no ambiente hospitalar.
Referências
CARVALHO, F. D. et al. Avaliação da carga de trabalho de enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva utilizando o NASA-TLX. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 6, p. e20190372, 2020.
COFEN. Nota técnica sobre as Unidades de Terapia Intensiva. Fev. 2020. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/cofen-publica-nota-tecnica-sobre-as-unidades-de-terapia-intesiva_77432.html. Acesso em: 27 mar. 2024.
HART, Sandra G.; STAVELAND, Lowell E. Desenvolvimento do NASA-TLX (Task Load Index): Resultados de Pesquisa Empírica e Teórica. In: HANCOCK, P. A.; MESHKATI, N. (Org.). Human Mental Workload. Amsterdam: North-Holland, 1988. p. 139-183.
LIMA, A. L.; SILVA, E. S. Carga mental de trabalho de enfermeiros atuantes na pandemia da COVID-19: um estudo de caso. ResearchGate, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/364554555_CARGA_MENTAL_DE_TRABALHO_DE_ENFERMEIROS_ATUANTES_NA_PANDEMIA_DA_COVID-19_UM_ESTUDO_DE_CASO
OLIVEIRA, M. F. et al., Riscos ocupacionais na enfermagem: desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. In: Revista de Saúde e Segurança no Trabalho, v. 10, n. 4, p. 215-227, 2021
SOUZA, L. M.; SILVA, A. R. Transtornos mentais como principais causas de afastamento no Brasil: Análise dos dados da Previdência Social. In: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 52, n. 3, p. 112-124, 2023.
SILVA, C.L.C et al., Avaliação da Carga Horária de Trabalho: adaptação transcultural, validade de conteúdo e confiabilidade de instrumento. Revista Brasileira de Enfermagem 73(6), 2022.
Direitos de Autor (c) 2025 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.