Ergonomia e inclusão escolar
categorização de produtos assistivos para desenho e escrita para crianças com deficiência
Resumo
A educação inclusiva no Brasil tem alguns desafios, como as barreiras físicas que impedem o uso do lápis. Os adaptadores para lápis podem ser uma estratégia para facilitar a participação escolar. Assim, esta pesquisa teve como objetivo categorizar os adaptadores para lápis comercializados e disponíveis no mercado digital. Foi realizado um estudo quantitativo, de levantamento e descritivo. Para isso, primeiro foi feita uma pesquisa de mercado, posteriormente uma coleta de dados das dificuldades no uso do lápis de crianças com deficiência de escolas da cidade do Recife. Posteriormente, foi realizada uma categorização dos adaptadores pelas suas características, bem como uma correlação das dificuldades no uso do lápis com a ergonomia do produto. Foram encontrados 37 adaptadores para lápis, agrupados por semelhanças em 6 categorias quanto à forma do produto e quanto à interação humano-produto. A partir da exploração das configurações dos produtos e da categorização realizada, foi possível identificar o perfil de usuários que se beneficiarão dos adaptadores, o que pode minimizar erros na prescrição e abandono do produto.
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