Avaliação da percepção da interface gráfica de aplicativos E-banking com usuários jovens e adultos seniores: uma abordagem da usabilidade
Resumo
Serviços de e-banking se disseminaram rapidamente nos últimos anos, alcançando usuários dos mais diferentes segmentos, proporcionando facilidades ou dificuldades, dependendo exclusivamente do design de suas interfaces. O presente estudo tem como objetivo verificar como a interface gráfica é percebida por usuários adultos seniores e adultos jovens em diferentes aplicativos (apps) e-banking. Foi aplicado um procedimento metodológico de simulação de transferência bancária em dois diferentes segmentos de apps e-banking, com usuários adultos jovens e adultos seniores, focado na análise da percepção de usabilidade de suas interfaces. Os resultados apontam que aspectos visuais influenciam na usabilidade dos apps e que os usuários optam por interfaces em que a percepção de segurança, durante as transações e/ou pagamentos digitais, são mais evidentes.
Referências
ABRAHÃO, J. I., SILVINO, A. M. D. & SARMET, M. M. (2005). Ergonomia, Cognição e Trabalho Informatizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Volume 21, n. 2, pp. 163-171.
BANCO DO BRASIL (2009). Manual de Identidade Visual. Recuperado de https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/dilog/dwn/mbbCC11.3192.pdf
BANCO DO BRASIL (2022). Manual da Marca. Recuperado de https://ccbb.com.br/arquivo/manual-banco-do-brasil/
CAETANO, A. C. R. (2016). Millennials e M-Banking: o caso do Millennium bcp. (Dissertação de Mestrado) Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto Business School, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.14/21702
CYBIS, W. (2003). Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Florianópolis: Labiutil.
DINIZ, E. H. & SANTOS, H. M. (2013). 10 anos de internet banking: Desvendando o processo de incorporação de tecnologia em um banco brasileiro através de uma abordagem sociotécnica. Revista Ator-Rede. Volume 1, n. 1. Recuperado de https://intervox.nce.ufrj.br/ojs/index.php/TAR/article/view/20
DOMICIANO, C.L.C., HENRIQUES, F., FERRARI, D.V. & CRENITTE, P. A. P. (2016). Design para pessoas: o caráter social e inclusivo do design gráfico por meio de experiências em pesquisa e projetos. In ANDRADE, A. B. P. DE, DOMICIANO, C. L. C., ROSSI, D. C., MEDOLA, F. O., HENRIQUES, F., SILVA, J. C. P. DA, PASCHOARELLI, L. C., NAKATA, M. K., MOURA, M., RODRIGUES, O. V., LANDIM, P. DA C., &
BARATA, T. Q. F. (2016). Ensaios em design: ações inovadoras. Bauru, SP: Canal 6.
DONDIS, D. A. (2007). Sintaxe da linguagem visual (3a ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes.
FARINA, M.; PEREZ, C.; & BASTOS, D. (2006). Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo, SP: Edgard Blucher.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS (2019). Open banking no contexto da Agenda BC#. In Congresso Febraban de Direito Bancário, 15. São Paulo. Recuperado dehttps://bit.ly/3AZDONm
FELICIANO, A. D. P, & FROGERI, R. F. (2018). A Dinâmica de Uso dos Aplicativos Móveis Bancários: uma análise sob a perspectiva da população idosa. Revista de Sistemas e Computação (RSC), 8(2).
FUTUREBRAND (2020). Carteira bB [Projeto de design]. Recuperado de https://www.behance.net/gallery/136090957/Carteira-bB?locale=pt_BR&log_shim_removal=1
GEFEN, D. (2000). E-commerce: the role of familiarity and trust. Omega, Volume 28, Issue 6, pp. 725-737. https://doi.org/10.1016/S0305-0483(00)00021-9
GOMES FILHO, J. (2003). Ergonomia do objeto sistema técnico da leitura ergonômica. São Paulo, SP: Escrituras.
HAAG, F. (2020). Carteira BB: Outra Estratégia, Outras Letras. Recuperado de https://fabiohaagtype.com/carteira-bb-outra-estrategia-outras-letras/
JACKSON, R., MACDONALD, L. & FREEMAN. K. (1994). Computer Generated Colour: A Practical Guide to Presentation and Display. Nova York, NY: Wiley.
MOLLER, F. (2017). O uso do smartphone por pessoas da terceira idade: a utilização de APPs para operações bancárias. Unisul. Recuperado de https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3710
MENEZES, H. F., & PEREIRA, C. P. DE A. (2017). Funções da cor na infografia: uma proposta de categorização aplicada à análise de infográficos jornalísticos | Functions of color in infographic: a categorization proposal applied to the analysis journalistic infographics. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(3), 321–339. https://doi.org/10.51358/id.v14i3.555
NORMAN, D. A. (2008). Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro, RJ Rocco.
NIEMEYER, L. (2000). Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro, RJ: 2AB.
NIELSEN, J. & LORANGER, H.(2007). Usabilidade na Web. Rio de Janeiro, RJ: GEN LTC.
PHEASANT, S.(2018). Bodyspace: Anthropometry, Ergonomics and the Design of Work. 2a ed. Londres, UK: Taylor & Francis.
RIEGELSBERGER, J., SASSE, M. A. & MCCARTHY, J. D. (2005). The mechanics of trust: A framework for research and design. International journal of human-computer studies, 62(3), 381-422.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (2020). Definições. Recuperado de http://www.sbdi.org.br/definicoes
ARAUJO, M. (2021). Como a Carteira bB revolucionou a forma de lidar com o dinheiro. Recuperado de https://micalim.medium.com/como-a-carteira-bb-revolucionou-a-forma-como-lidamos-com-o-dinheiro-fd28db329292
TORRÃO, A., LARANJEIRA, C., ROQUE, C., & GIL, H. (2020). A utilização do e-banking por idosos maiores de 65 anos: estudo de caso no concelho de Castelo Branco (Portugal). In 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI2020), (pp. 1-5). IEEE Xplore Digital Library.
TULLIS, T. & ALBERT, B. (2008). Measuring the user experience: collecting, analysing, and presenting usability metrics. Burlington, EUA: Morgan Kaufmann.
Direitos de Autor (c) 2024 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.