Iniciativa de ensino de tecnologia e sustentabilidade por meio do aproveitamento de lixo eletroeletrônico
Resumo
Neste trabalho, enfatizam-se as aulas práticas no ensino médio técnico, com ênfase na sustentabilidade, com planejamento específico de componentes curriculares como arquitetura e organização de computadores e informática a partir de Metodologias Ativas Aprendizagens Baseadas em Projetos (ABP). Os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, discentes e docentes, desenvolveram, em sala de aula, protótipos de produtos para diversos fins a partir do reaproveitamento de lixo eletroeletrônico. Por meio da aplicação de grupos focais, questionários e um Workshop com exposições dos protótipos, o projeto possibilitou aprendizados a respeito dos conhecimentos de informática e conscientização sobre as questões relacionadas à sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito ao reaproveitamento, reuso e descarte de lixo eletroeletrônico. Acredita-se que a iniciativa apresenta, dentre outras características principais, a inovação e a sustentabilidade, podendo ser adaptada e aplicada, não só no ensino médio, como também em outros níveis de escolaridade, inclusive em outras escolas do país.
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