Experiência do usuário em jogos: Um estudo de caso comparativo de Top Gear 2 e Horizon Chase Turbo

  • Daniella Rosito Michelena Munhoz UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Lucas Marques Ramalho de Souza UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • André Leonardo Demaison UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Andrews Corrêa Lopes UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Caroline Melo Lopes UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Design emocional, Jogos de corrida, Jogos retrô, Nostalgia

Resumo

Esse artigo apresenta uma análise comparativa da experiência dos jogadores em Top Gear 2 (1993) e seu remake Horizon Chase Turbo (2015), baseada em testes com participantes voluntários. Provou-se que padrões de estética e mecânica em jogos retro não estão fadados à obsolescência: Horizon Chase Turbo é uma ótima amostra de tal exercício, pois as qualidades atribuídas ao jogo alinham-se com as observadas em seu equivalente original, inclusive superando-o em qualidades notáveis como a controlabilidade e o apelo aos consumidores da geração atual. Os resultados sugerem que remakes de jogos clássicos de fato podem preservar e ressignificar a história de jogos eletrônicos quando eles atraem novas levas de jogadores, sem deixar de evocar sentimentos nos jogadores mais antigos. No design de games, é importante considerar o repertório cultural dos usuários: os que experimentaram o produto na época de seu lançamento podem ter percepções diferentes dos que estão jogando pela primeira vez.

Referências

ALOUPIS, G., DEMAINE, E. D., GUO, A., & VIGLIETTA, G. (2015). Classic Nintendo games are (computationally) hard. Theoretical Computer Science, 586, 135–160.

ANTUNES, F. (2010). Blast from the Past: Top Gear 2 (SNES). Nintendo Blast. Disponível em: https://www.nintendoblast.com.br/2010/12/blast-from-past-top-gear-2-snes.html. Acesso em: 14 dez. 2023.

AYCOCK, J. (2016). Retrogame Archeology. Springer eBooks.

BAHAROM, S. N., TAN, W. H., IDRIS, M. Z., & IDRIS, S. (2014). Emotional Design for Games: A framework for Player-Centric approach in the game design process. International Journal of Multimedia and Ubiquitous Engineering. International Journal of Multimedia and Ubiquitous Engineering Vol. 9, No. 10 (2014), pp. 387-398.

CARSTENS, A., & BECK, J. J. (2005). Get ready for the gamer generation. TechTrends. 49(3), 22–25.

COSTA, F. O., RIBEIRO, A. C. G., FERNANDES, N. M., DEMAISON, A. L., & MUNHOZ, D. R. (2023). A nostalgia como norteadora no design de jogos digitais: retrogames, franquias e remakes. Vol. 27 – número 02 – 2023 | Revista Educação Gráfica. (2023).

DEMAISON, A., BOTURA, J. G., & PASCHOARELLI, L. C. (2021). La función percibida en el diseño de automóviles “populares” y su importancia para el mercado. Revista De Ciencia Y Tecnología, 35, 35–43.

DEMARTINI, F. (2018). Análise | Horizon Chase Turbo revive estilo clássico com cheirinho de carro novo. Canaltech. Disponível em: https://canaltech.com.br/games/analise-horizon-chase-turbo-114148/. Acesso em: 14 dez. 2023.

GARDA, M. B. (2014). Nostalgia in retro game design. DiGRA.

HAGGIS-BURRIDGE, M. (2020). Four categories for meaningful discussion of immersion in video games. Breda University of Applied Sciences (BUas).

HASSENZAHL, M. (2018). The Thing and I: Understanding the Relationship Between User and Product. Human-computer Interaction Series, 31–42.

HASSENZAHL, M., BURMESTER, M., & KOLLER, F. (2003). AttrakDiff: Ein Fragebogen zur Messung wahrgenommener hedonischer und pragmatischer Qualität. Berichte des German Chapter of the ACM (pp. 187–196).

HASSENZAHL, M., PLATZ, A., BURMESTER, M., & LEHNER, K. (2000). Hedonic and ergonomic quality aspects determine a software’s appeal. Proceedings of the CHI 2000 Conference on Human Factors in Computing Systems, the Hague, the Netherlands, April 1-6, 2000.

HEPPER, E. G., RITCHIE, T. D., SEDIKIDES, C., & WILDSCHUT, T. (2012). Odyssey’s end: Lay conceptions of nostalgia reflect its original homeric meaning. Emotion, 12(1), 102–119.

HOSEINI, F. S., KHODADADI, M., & KHORAMBAKHT, A. (2022). The effect of 2D and 3D action video game interventions on executive functions in male students. Simulation & Gaming, 53(5), 405–422.

HUNICKE, R., LEBLANC, M.G., & ZUBEK, R. (2004). MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research. Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, 2004.

JULIAN, R.(1992). Super NES Review - Top Gear. Mean Machines. No. 22. EMAP. pp. 56–58. Internet Archive. Disponível em: https://archive.org/details/Mean_Machines_Issue_22_1992-07_EMAP_Images_GB/page/n55/mode/2up?view=theater. Acesso em: 14 dez. 2023.

KING, D. L., KOSTER, E. H. W., & BILLIEUX, J. (2019). Study what makes games addictive. Nature, 573(7774), 346.

KÜHN, S., BECKER, M., and GALLINAT, J. (2018). 3-D navigation–A core driver of brain plasticity in video game interventions. bioRxiv [Preprint].

LEBLANC, M. (1999). Formal Design Tools: Feedback Systems and the Dramatic Structure of Competition. Game Developers Conference 1999.

LEBLANC, M. (2004b). Mechanics, Dynamics, Aesthetics: A Formal Approach to Game Design. Lecture at Northwestern University, April 2004.

MAKAI, P. K. (2018). Video games as objects and vehicles of nostalgia. Humanities, 7(4), 123.

SCHINDLER, R. M., & HOLBROOK, M. B. (2003). Nostalgia for early experience as a determinant of consumer preferences. Psychology & Marketing, 20(4), 275–302.

MANDIBERG, A. S. (2009). Remakes and Demakes: Logics of Repetition in Gaming. Trans(ference/lation/ition).

MCMAHAN, A. (2003). Immersion, engagement, and presence: A method for analyzing 3-D video games. Taylor & Francis.

MELLO, F. C. (2019). Identidade, nostalgia e memória afetiva no consumo de videogames retrô. Interin, vol. 24, núm. 2, 2019.

NORMAN, D. (2007). Emotional design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. Basic Books.

DE OLIVEIRA, A. C. (2011). Estesia e experiência do sentido. Casa: Cadernos de Semiótica Aplicada, 8(2).

PADOVANI, S., SCHLEMMER, A., & SCARIOT, C. A. (2012). Usabilidade & user experience, usabilidade versus user experience, usabilidade em user experience?: uma discussão teórico-metodológica sobre comunalidades e diferenças. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR (Vol. 12, pp. 1-10).

PETRÓ, G. (2015). Review: Horizon Chase. IGN Brasil. Disponível em: https://br.ign.com/horizon-chase/13950/review/review-horizon-chase. Acesso em: 14 dez. 2023.

RIBBENS, W., & MALLIET, S. (2010). Perceived Digital Game Realism: A Quantitative Exploration of its Structure. Presence: Teleoperators & Virtual Environments, 19(6), 585–600.

RICE, C.; GREEN, D. (1992). Reviewed! - N-Force Knockout: Top Gear. N-Force. No. 2. Europress Impact. pp. 86–87. Internet Archive. Disponível em: https://archive.org/details/N-Force_No_2_1992-08_Europress_Impact_GB/page/n85/mode/2up?view=theater. Acesso em: 14 dez. 2023.

ROBERTS, N. (February 1993). Six of the best! - Top Racer. N-Force. No. 8. Europress Impact. p. 71.

Internet Archive. Disponível em: https://archive.org/details/N-Force_No_8_1993-02_Europress_Impact_GB/page/n70/mode/1up?view=theater. Acesso em: 14 dez. 2023.

RUHI, U. (2016). Level up your strategy: towards a descriptive framework for meaningful enterprise gamification. Technology Innovation Management Review, 5(8), 5–16.

SEDIKIDES, C., & WILDSCHUT, T. (2016). Past Forward: Nostalgia as a motivational force. Trends in Cognitive Sciences, 20(5), 319–321.

SLOAN, R. J. S. (2016). Nostalgia videogames as playable game criticism. GAME, 5, 34-45.

SUPER PRO. (1992). A-Z of Official Games - Top Gear. Super Pro. No. 1. Paragon Publishing. December 1992. p. 87. Internet Archive. Disponível em: https://archive.org/details/super-pro-01/page/22/mode/1up?view=theater. Acesso em: 14 dez. 2023.

TOZZI, H. (2018). As estratégias de tradução e a culturalização na localização brasileira de horizon chase turbo. Universidade Federal de Pelotas.

TV TROPES. (n.d.). Animation age ghetto. Disponível em: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/AnimationAgeGhetto. Acesso em: 14 dez. 2023.

WULF, T., BOWMAN, N. D., RIEGER, D., VELEZ, J. A., & BREUER, J. (2018). Running Head: video game nostalgia and retro gaming. Media and Communication, 6(2), 60–68.

Publicado
2024-12-04