Educação em design e colaboração com a indústria: Uma exploração sobre o papel estratégico do Chief Design Officer através de uma abordagem pedagógica multifacetada
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência educativa experimental conduzida no âmbito de um projeto de investigação de doutoramento em curso, envolvendo a Universidade de Aveiro, a Revigrés e a Design Factory Aveiro. O objetivo principal da investigação de doutoramento consiste em avaliar o significado estratégico do papel de um Chief Design Officer no panorama empresarial, com ênfase na indústria portuguesa, nomeadamente na empresa de revestimentos cerâmicos e pavimentos Revigrés.
Integrada na disciplina de Projeto em Design de Produto II do Mestrado em Engenharia e Design de Produto da Universidade de Aveiro, a metodologia utilizada na unidade curricular foi adaptada aos objetivos desta investigação.
Em concordância com os objetivos estratégicos da Revigrés, foi formulado um briefing de projeto, proporcionando aos alunos desafios concretos e aplicáveis ao contexto da empresa. Ao descrever o percurso desta experiência, este artigo estabelece um paralelismo entre o papel da equipa docente, que funciona como supervisor científico, gestor de projeto e mediador entre a empresa e os estudantes, e o do Chief Design Officer.
Este último é visto como um líder da equipa de design, um visionário do design estratégico e um construtor de pontes que alinha os objetivos da empresa com as necessidades do mercado e da sociedade. Este artigo detalha meticulosamente todo o processo desta experiência pedagógica, oferecendo uma análise abrangente que extrai resultados significativos tanto para a investigação em curso como para a empresa parceira. Os conhecimentos adquiridos contribuem não só para a investigação académica em design, mas também fornecem implicações valiosas para o posicionamento estratégico de um Chief Design Officer na promoção da inovação e da colaboração entre a academia e a indústria.
Referências
Bayazit, N. (2004). Investigating design: A review of Forty Years of Design research. Design Issues, 20(1), 16–29. https://doi.org/10.1162/074793604772933739
Bertola, P., & Teixeira, J. (2003). Design as a knowledge agent: How design as a knowledge process is embedded into organizations to foster innovation. Design Studies, 24(2), 181-194. doi:10.1016/s0142-694x(02)00036-4
Best, K. (2006). Design management: managing design strategy, process and implementation. London: AVA Academia Publishing.
Borja de Mozota, B. & Valade-Amland, S. (2020). Design: A Business Case: Thinking, Leading, and Managing by Design. NY: Business Expert Press.
Bot, L., Gossiaux, P.-B., Rauch, C.-P., & Tabiou, S. (2005). ‘Learning by doing’: A teaching method for active learning in scientific graduate education. European Journal of Engineering Education, 30(1), 105–119. https://doi.org/10.1080/03043790512331313868
Brown, T. (2009). Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. New York: HarperCollins Publ.
Brown, T. J. (2019). Strategic Design or Design Strategy? Effectively Positioning Designers as Strategists. Design Management Review, 30(1), 38–45. doi: 10.1111/drev.12160
Cross, A. (1983). The educational background to the Bauhaus. Design Studies, 4(1), 43–52. https://doi.org/10.1016/0142-694x(83)90007-8
Dalrymple, M., Pickover, S., & Sheppard, B. (2020). Are you asking enough from your design leaders? McKinsey Quarterly. Retrieved in May, 2020, from: https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-design/our-insights/are-you-asking-enough-from-your-design-leaders
Design Council. (2014). Leading Business by Design: Why and how business leaders invest in design (Rep.). London: Design Council.
Dorst, K. (2015). Frame Innovation: Create New Thinking by Design (1st ed.). Cambridge, MA: The MIT Press.
Elsbach, K. D., & Stigliani, I. (2018). Design Thinking and Organizational Culture: A Review and Framework
for Future Research. Journal of Management, 44(6), 2274-2306. doi:10.1177/014920631774425
Franqueira, T. (2022). Unidades Curriculares de Projecto. Provas de Agregação em Design (especialidade de Design Industrial). Aveiro; Universidade de Aveiro.
Frayling, C. (1993). Research in Art and Design. In Royal College of Art Research Papers (1st ed., Vol. 1, pp. 1–5). essay, Royal College of Art.
Hands, D. (2017). Vision and values in design management. London: Bloomsbury.
Holland, R., & Lam, B. (2014). Managing strategic design. London: Palgrave.
Jia, L., Jalaludin, N. A., & Rasul, S. (2023). Design thinking and project-based learning (DT-PBL): A review of the literature. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 22(8), 376–390. https://doi.org/10.26803/ijlter.22.8.20
Leijon, M., Gudmundsson, P., Staaf, P., & Christersson, C. (2021). Challenge based learning in Higher Education – A systematic literature review. Innovations in Education and Teaching International, 59(5), 609–618. https://doi.org/10.1080/14703297.2021.1892503
Lockwood, T. (2004). Integrating design into organizational culture. Design Management Review, 15(2), 32-39. doi:10.1111/j.1948-7169.2004.tb00159.x
Michlewski, K. (2016). Design attitude. Routledge.
Nigel, C. (1982). Designerly ways of knowing. Design Studies, 3(4), 221–227.
Pallister, J. (2015). The secrets of the Chief Design Officer. Design For Europe. Retrieved in April, 2019, from: http://designforeurope.eu/news-opinion/secrets-chief-design-officer
Pinheiro, G., & Franqueira, T. (2021). Da gestão do design ao Chief Design Officer - para uma narrativa histórica dos anos 50 até à atualidade. ICIEMC20. International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour, Universidade de Aveiro, Portugal.
Pombo, F. (2023). Master in product design and engineering. Universidade de Aveiro. Retrieved in December, 2023, from: https://www.ua.pt/en/c/329/info
Porcini, M. (2023). The human side of innovation: The power of people in love with people. Oakland, CA: Berrett-Koehler Publishers, Inc.
Quint, E., Gemser, G., & Calabretta, G. (2022). Design leadership ignited elevating design at scale. Stanford Business Books.
Robinson, K. (2021). Out of our minds: The Power of Being Creative (3rd ed.). Capstone.
Robinson, K., & Aronica, L. (2016). Creative schools: Revolutionizing education from the ground up. Penguin Books.
Sheppard, B., Sarrazin, H., Kouyoumjian, G. & Dore, F. (2018). The Business Value of Design (Rep.). McKinsey Quarterl. Retrieved in May, 2020, from: https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-design/our-insights/the-business-value-of-design
Stuhl, M. (2014). What Is Behind The Rise Of The Chief Design Officer?. Forbes. Retrieved in April, 2019, from:https://www.forbes.com/sites/groupthink/2014/11/11/what-is-behind-the-rise-of-the-chief-design-officer/#1e7bbcbf33c2
Verganti, R. (2017). Overcrowded: Designing meaningful products in a world awash with ideas. Cambridge: The MIT Press.
Yew, E. H. J., & Goh, K. (2016). Problem-based learning: An overview of its process and impact on learning. Health Professions Education, 2(2), 75–79. https://doi.org/10.1016/j.hpe.2016.01.004
Direitos de Autor (c) 2024 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.