Tecnologias do Design-verso: investigação qualitativa de ambiente e objetos em realidade virtual para avaliações visuais de UX e HCI

  • Rodolfo Nucci Porsani UNESP
  • Paula Poiet Sampedro UEM
  • Vinicius Santos Andrade UNISAGRADO
  • Luis Carlos Paschoarelli UNESP
Palavras-chave: realidade virtual, metaverso, design de produto, tecnologia, UXVR, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação

Resumo

Este artigo aborda a Realidade Virtual (VR) aplicada ao Design, com foco na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) de artefatos fundamentados em User Experience (UX) e Human Computer Interaction (HCI). Como questão de pesquisa, aponta-se: É possível reconhecer visualmente objetos reais transpos- tos para ambiente de realidade virtual (VR), e avaliar suas dimensões gerais e aspectos estéticos como forma, cor e textura por meio de diferentes dimensões perceptivas (Semântica, Usabilidade Aparente e Resposta Emocional) a nivel de interação visual? Após revisões bibliográficas, aprofundamentos práticos, a digi- talização de objetos e inserção desse modelos em um ambiente VR, uma Avalia- ção Qualitativa foi realizada com 8 participantes de Pós-Graduação em Design, Artes, Arquitetura e Tecnologia. Os resultados indicam a viabilidade da represen- tação visual realista de produtos, permitindo análises nas dimensões estética, simbólica, emocional e de usabilidade aparente. Neste trabalho são destacados os potenciais da VR como ferramenta projetual e avaliativa, além das limitações da tecnologia e sugestões para futuras pesquisas.

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Publicado
2024-07-26