Análise de usabilidade de um dispositivo de Realidade Virtual (VR) em uma experiência de sensibilização social

  • Paula Pinheiro UFPB
  • Angélica de S. G. Acioly UFPB, PPGDesign UFCG, PPErgo UFPE
Palavras-chave: Realidade Virtual, Google Cardboard, usabilidade, impacto social

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma avaliação de usabilidade do dispo- sitivo de Realidade Virtual (RV) Google Cardboard em uma experiência imersiva através de um vídeo em 360° de cunho social, intitulado Amazônia Adentro.
A pesquisa foi motivada pelo questionamento sobre a possibilidade de aproximar contextos sociais distintos a partir de impactos causados por uma imersão virtual, e neste caso, utilizando um dispositivo de baixo custo, com vistas a identificar possíveis fragilidades e/ou potenciais usos no contexto estudado, sugerir melhorias, assim como verificar a viabilidade da prática - da experiência imersiva como conteúdo que gere impacto social - de forma escalada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza inferencial, a partir da condução de testes de usa- bilidade do dispositivo com uma amostra de usuários, a partir dos três pilares previstos pela ISO 9241 (11), quais sejam: eficiência, eficácia e satisfação. Neste sentido, em termos gerais, o estudo realizado apontou que o dispositivo em questão, para a aplicação avaliada e no contexto de uso escolhido, mostrou-se ser um recurso interessante e viável para uso da tecnologia de RV.

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Publicado
2024-07-26