A formação em design e o activismo no design
Resumo
Este artigo reflecte sobre a evolução do ensino do design, desde a sua popularização até às ofertas formativas especializadas, como Design de Serviços e Design para a Economia Circular. Discute a importância do pensamento crítico e da criatividade na formação de designers conscientes e activistas, capazes de enfrentar desafios sociais e ambientais. O ensino do design baseado na abordagem humanista enfatiza a importância de integrar competências técnicas com atitudes e valores éticos. O artigo explora as metodologias de ensino-aprendizagem em design, destacando o papel fundamental do learn-by-doing e da interacção entre docentes e alunos. O ativismo no design é apresentado como uma resposta à crise ambiental e social, destacando a necessidade de os designers se envolverem na resolução de problemas complexos e na promoção do bem-estar colectivo. O artigo defende uma abordagem colabora- tiva e interdisciplinar no ensino do design, visando formar uma geração de designers comprometidos com a transformação positiva da sociedade e a construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
Referências
BROWN, L. (2000). Eco-Economy: Building an Economy for the Earth, New York, W.W. Norton & Co
CROSS, N. (2001). Designerly ways of knowing: design discipline versus design science. Design Is- sues,17(3) pp. 49–55.
DATSCHEFSKI, E. (2001). The Total Beauty of Sustainable Products, Switzerland, Rotovision
DESIGN COUNCIL (2006). RED paper Trasnformation Design. Retrieved from: https://www.designcouncil.org.uk/sites/default/files/asset/document/red-paper-transformation-design.pd
DESIS NETWORK (2019) Retrieved from: https://www.desisnetwork.org/2019/09/02/social-inno- vation-for-the-planet/
ESCOBAR, A. (2018) Designs for the Pluriverse. Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham: Duke University Press
FRANQUEIRA, T. (2021) Entrevista à World Design Organisation (WDO). Defining Design Activism With Teresa Franqueira. 26 Fevereiro 2021, retrieved: from https://wdo.org/defining-design-activism-wi- th-teresa-franqueira/
FRAYLING, C. (1994) Research in Art and Design, Royal College of Art Research Papers, Vol 1, No 1, 1993/4
PAPANEK, V. (1984). Design for the real world: Human ecology and social change. New York: Van Nostrand Reinhold Co (3rd Edition)
RAMS, D. (2021). There must be an extended ethics of design in Designing design Education . White book on the future of design education. Böninger, C., Frenkler, F., Schmidhuber, S. (Eds). avedition
Direitos de Autor (c) 2024 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.