A formação em design e o activismo no design

  • Teresa Franqueira
Palavras-chave: design português, Chief Design Officer, empresas, história, Portugal

Resumo

Este artigo reflecte sobre a evolução do ensino do design, desde a sua popularização até às ofertas formativas especializadas, como Design de Serviços e Design para a Economia Circular. Discute a importância do pensamento crítico e da criatividade na formação de designers conscientes e activistas, capazes de enfrentar desafios sociais e ambientais. O ensino do design baseado na abordagem humanista enfatiza a importância de integrar competências técnicas com atitudes e valores éticos. O artigo explora as metodologias de ensino-aprendizagem em design, destacando o papel fundamental do learn-by-doing e da interacção entre docentes e alunos. O ativismo no design é apresentado como uma resposta à crise ambiental e social, destacando a necessidade de os designers se envolverem na resolução de problemas complexos e na promoção do bem-estar colectivo. O artigo defende uma abordagem colabora- tiva e interdisciplinar no ensino do design, visando formar uma geração de designers comprometidos com a transformação positiva da sociedade e a construção de um futuro mais sustentável e equitativo.

Referências

BAUDRILLARD, J. (1997). O Sistema dos Objectos, 3a Edição, S. Paulo, Editora Perspectiva S.A.

BROWN, L. (2000). Eco-Economy: Building an Economy for the Earth, New York, W.W. Norton & Co

CROSS, N. (2001). Designerly ways of knowing: design discipline versus design science. Design Is- sues,17(3) pp. 49–55.

DATSCHEFSKI, E. (2001). The Total Beauty of Sustainable Products, Switzerland, Rotovision

DESIGN COUNCIL (2006). RED paper Trasnformation Design. Retrieved from: https://www.designcouncil.org.uk/sites/default/files/asset/document/red-paper-transformation-design.pd

DESIS NETWORK (2019) Retrieved from: https://www.desisnetwork.org/2019/09/02/social-inno- vation-for-the-planet/

ESCOBAR, A. (2018) Designs for the Pluriverse. Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham: Duke University Press

FRANQUEIRA, T. (2021) Entrevista à World Design Organisation (WDO). Defining Design Activism With Teresa Franqueira. 26 Fevereiro 2021, retrieved: from https://wdo.org/defining-design-activism-wi- th-teresa-franqueira/

FRAYLING, C. (1994) Research in Art and Design, Royal College of Art Research Papers, Vol 1, No 1, 1993/4

PAPANEK, V. (1984). Design for the real world: Human ecology and social change. New York: Van Nostrand Reinhold Co (3rd Edition)

RAMS, D. (2021). There must be an extended ethics of design in Designing design Education . White book on the future of design education. Böninger, C., Frenkler, F., Schmidhuber, S. (Eds). avedition
Publicado
2024-07-26