Design para o planeta: do activismo às inovações sociais e ambientais
Resumo
Estamos a viver um momento sem precedentes nas alterações cilmáticas. Simultaneamente, assistimos também a uma nova onda de inovações sociais mais preocupada com o ambiente, com as gerações mais jovens a assumirem uma postura pro-activa e a tomarem a iniciativa de actuarem sempre que necessário. E há também uma percepção geral de que a sociedade e as empresas são mais activas e participativas nas acções de defesa do planeta, mas será que os designers estão a seguir estas mudanças? O design sempre se expressou através da sua intervenção cultural na sociedade, acompanhando ou induzindo a inovação tecnológica, mudando comportamentos e moldando o mundo artificial em que vivemos, imbuindo-o de um novo significado e de uma nova produção de sentido. Dada a imprevisibilidade dos acontecimentos e a rapidez das mudanças, os designers devem ser mais pró-activos do que nunca. Os designers têm a habilidade e a capacidade de observar o mundo e encontrar soluções para os problemas, de antecipar outros problemas e, mais importante, de criar oportunidades para inovar e evitar problemas futuros. Será que estamos a fazer o suficiente?
Referências
Bibliografia
Baudrillard, J. (1997). O Sistema dos Objectos. 3a Edição, S. Paulo, Editora Perspectiva S.A.
Brown, L. (2000) - Eco-Economy: Building an Economy for the Earth. New York, W.W. Norton & Co
Cross, N. (2001) Designerly ways of knowing: design discipline versus design science. Design Issues, 17(3) pp. 49-55.
DatschefskI, E. (2001). The Total Beauty of Sustainable Products. Switzerland, Rotovision
Design Council (2006). RED paper Trasnformation Design. Retrieved from https://www.designcouncil.org.uk/sites/default/files/asset/document/red-paper-transformation-design.pd
Desis Network (2019) Retrieved from https://www.desisnetwork.org/2019/09/02/social-innovation-for-the-planet/
Escobar, A. (2018) Designs for the Pluriverse. Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham: Duke University Press
Mulgan, G. (2007) Social Innovation: what is it, why it matters, how it can be accelerated. The Young Foundation Report, The Young Foundation, London: Basingstoke Press
Papanek, V. (1984). Design for the real world: Human ecology and social change. New York: Van Nostrand Reinhold Co (3rd Edition)
Rams, D. (2021). There must be an extended ethics of design in Designing design Education. White book on the future of design education. Böninger, C., Frenkler, F., Schmidhuber, S. (Eds). avedition
Raworth, K. (2017). Doughnut economics: seven ways to think like a 21st-century economist. New York, United States: Random House
Webgrafia
https://time.com/5930093/amsterdam-doughnut-economics/
https://time.com/person-of-the-year-2019-greta-thunberg/
https://wdo.org/about/definition/industrial-design-definition-history/
https://wdo.org/about/definition/
https://time.com/person-of-the-year-2019-greta-thunberg/
https://www.myhelsinki.fi/en/think-sustainably
https://designthinking.ideo.com
https://www.ideo.com/post/design-kit
https://time.com/5930093/amsterdam-doughnut-economics/
https://eco.sapo.pt/2021/04/17/em-vez-do-pib-ja-ha-cidades-europeias-que-preferem-a-economia-donut/
https://ec.europa.eu/environment/topics/waste-and-recycling_en
Direitos de Autor (c) 2023 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.