Composição gráfico-visual no Museu Câmara Cascudo da UFRN: uma experiência didática atrelada a uma ação de extensão universitária

  • Elizabeth Romani UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Helena Rugai Bastos UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Gonzaga Lopes Neto UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Ensino de design, Museu Câmara Cascudo, Reprodução gráfica, Design visual, Extensão universitária

Resumo

Este artigo apresenta o processo de criação e execução de uma composição gráfico-visual para o Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte [MCC/UFRN]. O projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina Técnicas de Reprodução Gráfica do Bacharelado em Design da UFRN, e a partir de uma ação de extensão, para atender a necessidade do museu em criar meios de valorizar o espaço do museu e de seu entorno, acreditando que a ação deve contribuir para a requalificação da extensa área neutra do muro que delimita a Instituição. Ademais, esta ação foi pensada e desenvolvida para valorizar tanto a comunidade como o MCC/UFRN. Trata-se do maior e mais relevante museu do estado, no entanto, carece de equipes especializadas, a exemplo de grupos formados por docentes e discentes do Bacharelado em Design da UFRN, que podem tornar as ações de extensão universitária um caminho para suprir as lacunas de profissionais especializados na área. Dessa maneira, este artigo objetiva tecer reflexões sobre uma experiência formativa no ensino de graduação, a partir da exploração de uma técnica artesanal de reprodução gráfica (técnica do estêncil). O método proposto para o desenvolvimento do projeto de intervenção foi dividido nas etapas: levantamento de informações, planejamento, projeto e execução. Ao final do projeto, obteve-se como resultado uma melhoria para o bairro e a valorização do espaço urbano, aspectos que podem contribuir para o fortalecimento da identidade e o pertencimento territorial da comunidade local, da comunidade acadêmica e a valorização do MCC/UFRN. Espera-se, pois, que o artigo contribua para estudos de mesma ordem e com o desenvolvimento de projetos semelhantes.

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Publicado
2023-06-30