Design por extenso: potencializar as colaborações universidade-indústria por meio da aprendizagem ativa

  • Luis Ferreira ID+, DeCA, Universidade de Aveiro
  • Abhishek Chatterjee ID+, DeCA, Universidade de Aveiro
  • Pedro Carvalho de Almeida ID+, DeCA, Universidade de Aveiro
  • Emanuel Oliveira ID+, DeCA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Pedagogia do design, Project-based learning, Academia e indústria, Investigação em design, Design de embalagem

Resumo

Este artigo apresenta uma colaboração baseada em Project-Based Learning (PBL) entre a Universidade de Aveiro e ‘Nexx’, uma reconhecida para motociclistas do distrito de Aveiro, no centro de Portugal. Define as vantagens recíprocas que emergem da interação entre a universidade e a indústria, e debate como os projetos enquadrados para responder a necessidades específicas da indústria podem fornecer uma base duradoura para o intercâmbio de conhecimento e tecnologia.
A marca Nexx está entre um grupo de fabricantes europeus de capacetes e equipamentos para motociclistas, que cobrem uma vasta gama de segmentos, desde o urbano ao todo-o-terreno. O interesse global pela marca significa que 90% da sua produção é destinada à exportação para 60 mercados em todo o mundo.
O interesse da Nexx em colaborar com a universidade e, mais especificamente, a formação em design, advém do seu empenho em promover inovação consistente em produtos e processos, nas quais as perspetivas externas e, em particular, a visão criativa, podem revelar-se estratégicas e de interesse. Nesse sentido, o documento especifica o contexto da colaboração da marca com o programa da Licenciatura em Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, para o desenho de embalagens para capacetes numa perspetiva de sustentabilidade. Também reflete sobre a forma como tais colaborações promovem oportunidades muito importantes para os docentes expandirem a formação em design para além da sala de aula, abrindo espaço a uma aprendizagem ativa e em contato com a realidade produtiva. A este respeito, o documento postula que tais desafios de design com potencial para resultados tangíveis podem estimular a investigação e exploração de metodologias, bem como abordagens que podem ajudar a preencher a lacuna entre o conhecimento académico e empírico no campo do design.

Referências

FRAYLING, C. (1993). Research in art and design. Royal College of Art, Research Papers, Volume 1, Number 1, London.

READ, H. (1967). Education Through Art. Faber and Faber, London.

Publicado
2023-06-30