Mapeamento de problemas ergonômicos com vendedores ambulantes

  • Camila Pereira Melo UFMA – Universidade Federal do Maranhão
  • Felipe Pereira Raposo UFMA – Universidade Federal do Maranhão
  • Lívia Flávia Albuquerque Campos UFMA – Universidade Federal do Maranhão
  • Fabiane Rodrigues Fernandes UFMA – Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: apreciação ergonômica, venda ambulante, diagnose ergonômica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma apreciação ergonômica e diagnose ergonômica, parte constituinte do método intitulado Intervenção Ergonomizadora proposto por Moraes e Mont'Alvão (2009), em um local de venda ambulante na cidade de São Luís (MA). Este trabalho apresenta a primeira experiência de alunos do curso de Design na observação de fatores humanos em campo e ressalta a importância de um método de intervenção para a sistematização do levantamento dos problemas e constrangimentos ergonômicos existentes, os quais comporão, em etapas posteriores, elementos relativos aos fatores ergonômicos em um Briefing. Para isto, os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas e questionários aplicados aos vendedores escolhidos. Por fim apresentam-se recomendações importantes a serem consideradas na etapa de projetação ergonômica.

Referências

ALMEIDA, R. G. (2011). A ergonomia sob a ótica anglo-saxônica e a ótica francesa. (Vol. 13, pp. 115 - 126). Rio de Janeiro: VÉRTICES.

AVILA, G. J. & BRAUN, A. (2016). Intervenção ergonômica e melhoria da produtividade: é possível? Revista Produção Online, 16(4), 1191-1213.

BARROS, F. C. (2016). Efetividade de uma intervenção ergonômica na postura, dor e desconforto de trabalhadores de escritório: ensaio randomizado por cluster e controlado. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

BRAUN, A. (2012) Ergonomia aplicada ao projeto mecânico assistido por computador. Monografia (Trabalho de conclusão do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho), Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. (2005) Research Methods in Education. 5th ed. London and New York: Taylor & Francis e-Library.

COSTA, M. S. (2010). Trabalho informal: um problema estrutural básico no entendimento das desigualdades na sociedade brasileira. Caderno CRH, v.23 (58), pp. 171-190.

GAGEY, P. M. & WEBER, B. (2000) Posturologia regulação e distúrbio da posição ortostática. (2a ed.) São Paulo: Manole.

GUÉRIN, F. et al. (2012). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgar Blücher.

IIDA, I. (2005). Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher.

IIDA, I. & GUIMARÃES, L. B. M. (2016). Ergonomia - Projeto e produção. (3a ed.). São Paulo: Blucher.

JURAN, J. M. & GRYNA, F. M. (1991). Controle da qualidade. São Paulo: Makron Books.

LIMA, F. P. A. (2000) Ergonomia e projeto organizacional: a perspectiva do trabalho. PRODUÇÃO, Rio de Janeiro, pp. 71-98, 2000.

LUIGI, B. B. (1998). Ergonomia e progetto dell'utile e del piacevole. Santarcangelo di Romagna: Maggioli Editore.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. (2007). Técnicas de pesquisa. (6a ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A.

MORAES, A. (2004). Ergodesign do ambiente construído e habitado. Rio de Janeiro: iUsEr.

MORAES, A. DE & MONT’ALVÃO, C. (2009). Ergonomia: conceitos e aplicações. (4a ed). Rio de Janeiro: 2AB.

MONT’ALVÃO, C. E VILLAROUCO, V. (2011) Um novo olhar para o projeto. Teresópolis - RJ: 2AB.

NEVES, M. R., ALVAREZ, D. BARBOSA, A. C., MORAES, T. D., MASSON, L. P., OLIVEIRA, V. A. N. (2018) Ação-formação: uma leitura das contribuições da Ergonomia da Atividade.

OLIVEIRA, R. G. DE, MONT’ALVÃO, C. (2015). Metodologias utilizadas nos estudos de Ergonomia do Ambiente Construído e uma proposta de modelagem para projetos de Design de Interiores. 23(3), pp. 150-163.

PASCHOARELLI, LUÍS C. & DA SILVA, JOSÉ P. (2006) Design ergonômico: uma revisão de seus aspectos metodológicos. Conexão Comunicação e Cultura (UCS), v.5 (10).

Portaria MTPS n.o 3.214, 08 e junho de 1978 (1978). Dispõe sobre a criação da NR 17 - Ergonomia. Recuperado em 10 de outubro, 2020, de https://sit.trabalho.gov.br/portal/images/SST/SST_normas_regulamentadoras/NR-17.pdf

RIBEIRO, H. P. (1999). A violência oculta do trabalho: as lesões por esforços repetitivos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

RUALApp. (2018) Recuperado em 10 novembro, 2020, de https://play.google.com/store/apps/detail-sid=appinventor.ai_andre_bonetto_app

SANTA ROSA, J. G.; DE MORAES, A. M. (2012). Design participativo: técnicas de inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: RioBook’s, 172p.

SANTOS, R. L. G. (2006) Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas on-line de universidades federais brasileira. Tese de doutorado em Design. PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

SEMENSATO, B. I. (2013). Análise comparativa entre as metodologias de pesquisa científica e as metodologias da ação ergonômica a partir de um constructo teórico. (v. 8, n.1, pp. 33-47), Ação Ergonômica.

SEMENSATO, C. B. (2011). Análise ergonômica e intervenções nos postos de trabalho de operadores de caixa de supermercado (checkout). Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Design, Bauru: UNESP/FAAC, Bauru, SP, Brasil.

SOUZA, V. C. (2011) Uso de instrumentos de avaliação de riscos ergonômicos: teoria e prática. Dissertação de Mestrado. UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Publicado
2021-06-30