Processo de criação de websites institucionais para os cursos de Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Ana Karla Freire Oliveira UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Madalena Ribeiro Grimaldi UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thales Valoura UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: site institucional, design gráfico, design da informação, Escola de Belas Artes

Resumo

Este artigo descreve o planejamento e processo de criação de websites institucionais para os 13 cursos de Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 204 anos da Instituição, pioneira no ensino das Artes e Design na América Latina. O trabalho ocorreu de forma transdisciplinar, agregando conhecimentos de Design, Artes e Informática. O site do Curso de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto é tomado como exemplo para descrever a metodologia adotada, bem como os resultados gráficos e de interface obtidos. Para definição do projeto buscou-se um layout que possibilitasse a navegação e pesquisa de forma acessível e simplificada, em consonância com os pontos de interesse para sites com perfil acadêmico-institucional. Para melhor contextualização do conteúdo trabalhado, apresenta-se uma breve introdução ao design da informação em interfaces digitais, um histórico da Escola de Belas Artes e sua importância no ensino das artes e design, e em seguida apresenta-se a arquitetura da informação empregada para os websites, seus respectivos layouts e funcionamento. Esta ação foi pensada visando proporcionar maior visibilidade e funcionalidade à complexa estrutura que compõe a Unidade e possui previsão de implementação para o primeiro semestre de 2021. A diagramação e o arcabouço aqui apresentados, foram adotados para os demais cursos da Unidade, sendo o projeto gráfico recebido com entusiasmo por parte do público-alvo. Acredita-se que este artigo contribui para estudos de interfaces gráficas que conectam os usuários aos dados e informações, disponibilizando conhecimentos sobre a estrutura e concepção de uma página na Web por meio de um processo de criação de design colaborativo e transdisciplinar.

Referências

ARAÚJO, A.C.C. (2017). Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 150p.

BARBOSA, S.D.J; SILVA, B.S. (2010). Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier. Il. – (Série SBS, Sociedade Brasileira de Computação)

BONSIEPE, G. (2015). Do Material ao Digital. São Paulo: Editora Blucher.

COUTO, R; FARBIARZ, J.; NOVAES, L. (2014). Gustavo Amarante Bomfim uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Book’s.

JACOBSON, R. (1999). Information Design. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.

NIELSEN; LORANGER, H. (2007). Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier.

OLIVEIRA, A.K.K; BACKX, H.B; GRIMALDI, M.R. (2020). Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Criação de website institucional. Revista Estudos em Design. Design Articles. PUC Rio. P.127-141. V.28. N.03.

SIGNIFICADO. Significado de website (O que é. Conceitos. Definição). Disponível em: https://www.significados.com.br/website/. Acesso em: 20 de julho de 2020.

SILVA, S. C.L. (2017). Usabilidade em websites de arquivos nacionais. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. 156 p.

SPTIZ, R. (2014). Desorientação e colaboração no cotidiano digital. Rio de Janeiro: Rio Book’s.

SITE RESPONSIVO. Disponível em: https://www.comersite.com.br/?s=site+responsivo. Acesso em: 20 de julho de 2020.

Publicado
2021-06-30