A Cultura como alma matter e fonte de inspiração do design e da inovação
Resumo
As demostrações culturais abrangem uma série de manifestações como a arte, a arquitetura, a dança, o design, o cinema, o entretenimento, a moda, a gastronomia, a história, a literatura, a música, o teatro, a tecnologia, a religião, a fotografia, etc. Poder-se-ia considerar a cultura como o pilar de qualquer civilização, caracterizando a manifestação superior de qualquer sociedade. Por outro lado, as interpretações culturais divergem de acordo com as origens socioculturais, que são influenciadas pelo reconhecimento individual e do grupo.
Numa sociedade cada vez mais global, a consciência cultural é essencial para as interações sociais, afetando as nossas crenças e os comportamentos sociais.
A natureza interdisciplinar do design requer uma compreensão de distintas manifestações culturais, que também englobam o design e a inovação, permitindo o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Atualmente, as academias oferecem um amplo currículo nos seus cursos de design que incluem cultura visual, tecnologia, estudos em design, metodologias aplicadas e processos de aprendizagem baseados em projeto oferecendo um currículo adaptado ao mercado de trabalho. O problema põe-se quando os alunos no ensino superior criam interações de design (comunicações, produtos, serviços), desconsiderando questões e manifestações culturais, concebendo soluções de design de forma desadequada. A maioria das academias de design apresenta um amplo currículo em cultura visual, história das artes e estudos de design. No entanto, nem sempre os alunos obtêm os conhecimentos culturais necessários para conceber soluções adequadas e inovadoras. A questão põe-se quando alunos de design concebem produtos ou serviços, atendendo a questões culturais, proporcionando interações que estimulam o utilizador, criando uma resposta adequada ou desadequada à intenção.
Referências
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