Design de cabines-leito de caminhões: soluções dos usuários no Brasil para o uso como habitações temporárias
Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa e natureza fenomenológica e observacional, a respeito da adequação do design de interiores de cabines-leito de caminhões no Brasil às necessidades relacionadas ao uso como habitações temporárias. O levantamento de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 25 caminhoneiros e pela observação direta e registro de imagens de suas cabines-leito em uso real, além de entrevistas com oito profissionais de empresas fabricantes de caminhões e de personalização de cabines. Os resultados sugerem que viagens com muitos pernoites, típicas do uso brasileiro, geram necessidades nem sempre atendidas pelos projetos originais, sendo comuns adaptações feitas por usuários para dormir com mais conforto, armazenar objetos, cozinhar e se alimentar, viajar com a família, entre outras. Conclui-se que há um desafio para os fabricantes de caminhões de como incorporar ao processo de desenvolvimento de um produto de aplicação global as demandas específicas de usuários locais, bem como as contribuições presentes nas soluções criadas por eles.
Referências
Brasil. Ministério dos Transportes. Secretaria de Politica Nacional de Transportes (2012). Projeto de reavaliação de estimativas e metas do Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT – relatório final. Brasília: Ministério dos Transportes, 2012. Disponível em:
Fenabrave (2015). Anuário 2015. São Paulo: Federação Nacional da Distribuição de veículos automotores.
Flick, U (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Huertas, D. M. (2013). Território e Circulação: Transporte rodoviário de carga no Brasil. Doutorado. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo, Outubro 2013.
Direitos de Autor (c) 2019 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.