Uma “nova” metodologia para o fomento das parcerias entre designers e artesãos - uma proposta de inovação social

  • Carla Paoliello Faculdade de Belas-Artes Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA)
Palavras-chave: Inovação social, Design, Artesanato, Fazer local, Metodologia de projeto

Resumo

O artigo tem como propósito apresentar uma metodologia para o fomento das parcerias entre design e artesanato e, desta maneira, apresenta uma proposta de inovação social. No seu desenvolvimento, fez-se a atualização do referencial teórico e crítico neste campo de atuação e definiu-se o termo ‘fazer local’. Entendeu-se que para que ocorra um processo colaborativo, é necessária a ampliação do conhecimento a partir de um fluxo bidirecional entre o conhecimento acadêmico e o popular. O método aqui exposto não deve ser um fim em sim mesmo. Pelo contrário, no que concerne o fomento do fazer local, com as particularidades inerentes a cada projeto, propõe-se sempre a aplicação aberta das etapas propostas, sempre com reavaliações e definição conjunta com todos os envolvidos.

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Publicado
2019-09-09
Secção
Artigos