Design Estratégico, Design-Driven Innovation e Haute Cuisine: contributos para inovação nas pequenas empresas
Resumo
Este trabalho apresenta o processo de formulação da proposta de uma investigação ‘através do design’ no âmbito doutoral sob a lente metaprojetual. O estudo se dá na interface entre os domínios do design, da gestão e da Haute Cuisine e parte das dificuldades de gestão da criatividade no processo de inovação enfrentadas pelas Pequenas Empresas – PEs. Fundamentando-se nas abordagens processuais transdisciplinares e sistêmicas do design, questiona-se: sob as teorias de base do Design Estratégico e Design-Driven Innovation, como o estudo de processos criativos da Haute Cuisine pode contribuir para otimizar os processos de gestão da inovação nas PEs? Assente na ‘Grounded theory’, os resultados parciais obtidos sinalizam a construção de um modelo de apoio à gestão da criatividade, que se propõe a contribuir para: (i) o aprofundamento do estado da arte e construção de teorias sobre a relação entre Design Estratégico, inovação e gestão da criatividade; (ii) a otimização de processos de inovação nas PEs; (iii) o posicionamento do design como um domínio articulador de processos de inovação.
Direitos de Autor (c) 2019 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.