Design Estratégico, Design-Driven Innovation e Haute Cuisine: contributos para inovação nas pequenas empresas

  • Patrícia Wielewicki Universidade do Porto
  • Rui Roda Politecnico de Milão
  • Manuel Graça Universidade do Porto
Palavras-chave: Design Estratégico, metaprojeto, processos criativos, gestão da inovação nas PEs, Haute Cuisine

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de formulação da proposta de uma investigação ‘através do design’ no âmbito doutoral sob a lente metaprojetual. O estudo se dá na interface entre os domínios do design, da gestão e da Haute Cuisine e parte das dificuldades de gestão da criatividade no processo de inovação enfrentadas pelas Pequenas Empresas – PEs. Fundamentando-se nas abordagens processuais transdisciplinares e sistêmicas do design, questiona-se: sob as teorias de base do Design Estratégico e Design-Driven Innovation, como o estudo de processos criativos da Haute Cuisine pode contribuir para otimizar os processos de gestão da inovação nas PEs? Assente na ‘Grounded theory’, os resultados parciais obtidos sinalizam a construção de um modelo de apoio à gestão da criatividade, que se propõe a contribuir para: (i) o aprofundamento do estado da arte e construção de teorias sobre a relação entre Design Estratégico, inovação e gestão da criatividade; (ii) a otimização de processos de inovação nas PEs; (iii) o posicionamento do design como um domínio articulador de processos de inovação.

 

Publicado
2019-09-09
Secção
Artigos