Resgatando o património do artesanato português através dos meios digitais

  • Nuno Martins IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave
  • Heitor Alvelos Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • Abhishek Chatterjee Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • Sara Silva IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Palavras-chave: UI/UX Design, Marketplace, Artesanato

Resumo

No panorama português, evidencia-se uma herança de técnicas artesanais de elevado valor simbólico e histórico. A instrução da arte manual prevalece a cada geração, mas receia-se a sua eventual extinção pela escassez de recursos. Através deste projeto pretende-se contribuir para a revitalização deste património artesanal e potenciar a sua divulgação e comercialização através dos meios digitais.

Mais concretamente, este projeto consiste no desenvolvimento de um website, no formato marketplace, dedicado exclusivamente a produtos artesanais portugueses. Este tipo de mercado virtual consiste numa plataforma que funciona como um intermediário comercial. Na plataforma é disponibilizado aos lojistas um espaço e um conjunto de ferramentas de apoio à divulgação e venda dos seus produtos (Turban et al. 2009).

Neste artigo, começamos por descrever o projeto; analisamos de um conjunto de referências marketplace; e apresentamos os resultados parciais da plataforma em desenvolvimento no presente estudo.

Referências

BLESSING, L; CHAKRABARTI, A. DRM. Heidelberg: Springer, 2014.

BRAD, F. Atomic Design. 2016.

BROWN, T. Change by design. Nova Iorque: Collins Business, 2009.

CHEAH, I; PHAU, I; LIANG, J. Factors influencing consumer’s attitudes and purchase intentions of e-deals. Marketing Intelligence & Planning, v. 33, p. 763-783.

DE SOUZA FRANCO, R. Uma análise sobre a estratégia de Marketplace. 2018.

GOTHELF, J; SEIDEN, J. Lean UX. Massachusetts: O’Reilly Media, 2013

HELLER, S; VIENNE, V. Citizen Designer. Nova Iorque: Allworth Press (2018).

HONG, I; CHO, H. The impact of consumer trust on attitudinal loyalty and purchase intentions in B2C e-marketplaces: Intermediary trust vs. seller trust. International Journal of Information Management, Elsevier, v. 31, n. 5, p. 469-479.

KNAPP, J; KOWITZ, B; ZERATSKY, J. Sprint: how to solve big problems and test new ideas in just five days. Londres: Bantam Press, 2016.

KRUG, S. Don’t make me think. Londres: Pearson Education, 2013.

PORTUGAL GLOBAL. Artesanato Português – Tradição e Design na promoção do património, da cultura e da identidade de um povo. Portugal Global, v. 111, p. 6-27.

PREECE, J; ROGERS, Y. SHARP, H. Interaction Design: beyond human-computer interaction. Nova Jersey: Wiley, 2015.

ROCHA, L; MENDES, A. Artes e ofícios portugueses. Lisboa: CEARTE, IEFP, 2015.

SHARON, T; GABBAW, B. Validating Product Ideas. Brooklyn: Rosenfeld Media, 2016.

TRAVIS, D. The Fable of the User-Centered Designer. London: Userfocus, 2009.

TURBAN, E; KING, D; LEE, J; LIANG, T; TURBAN, D. Electronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. Nova Jersey: Prentice Hall, 2009.

WALTER, A. Designing for emotion. Nova Iorque: A book apart, 2011.

YOUNG, I. Mental models. Brooklyn: Rosenfeld Media, 2008.

Publicado
2020-06-09
Secção
Artigos