Resgatando o património do artesanato português através dos meios digitais

  • Nuno Martins IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave
  • Heitor Alvelos Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • Abhishek Chatterjee Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
  • Sara Silva IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Palavras-chave: UI/UX Design, Marketplace, Artesanato

Resumo

No panorama português, evidencia-se uma herança de técnicas artesanais de elevado valor simbólico e histórico. A instrução da arte manual prevalece a cada geração, mas receia-se a sua eventual extinção pela escassez de recursos. Através deste projeto pretende-se contribuir para a revitalização deste património artesanal e potenciar a sua divulgação e comercialização através dos meios digitais.

Mais concretamente, este projeto consiste no desenvolvimento de um website, no formato marketplace, dedicado exclusivamente a produtos artesanais portugueses. Este tipo de mercado virtual consiste numa plataforma que funciona como um intermediário comercial. Na plataforma é disponibilizado aos lojistas um espaço e um conjunto de ferramentas de apoio à divulgação e venda dos seus produtos (Turban et al. 2009).

Neste artigo, começamos por descrever o projeto; analisamos de um conjunto de referências marketplace; e apresentamos os resultados parciais da plataforma em desenvolvimento no presente estudo.

Publicado
2020-06-09
Secção
Artigos