Os mapas mentais e o design como método de ensino-aprendizagem para o público da educação de jovens e adultos (EJA)
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a estratégia de uso de mapas mentais na aprendizagem, tendo como sujeitos os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente alunos PROEJA1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cabedelo. A primeira parte da pesquisa constituiu em um levantamento de dados para constatar problemas, necessidades, e motivações dos alunos no que se refere a aprendizagem e especificidades dos sujeitos. A partir deste levantamento, foi possível definir a linguagem ideal a ser trabalhada no objeto de aprendizagem construído na segunda etapa, que foi uma apresentação de slides com recursos multimídia com a finalidade de auxiliar os sujeitos na construção e utilização dos mapas mentais. Este objeto foi apresentado aos discentes através de uma oficina. Utilizamos como aporte teórico os fundamentos de elaboração de mapas mentais sugeridos por BUZÁN (1996) bem como os estudos dos elementos visuais encontrados no design a partir de Samara (2010 e 2011), Dondis (2007), Lupton e Phillips (2015).
1Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos
Referências
BASTOS, Dorinho; FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo. Edgar Blucher, 2006.
BUZAN, T. Mapas mentais e sua Elaboração. São Paulo. Cultrix, 2005.
BUZA,T. Saber Pensar. Lisboa. Presença, 1996
BUZAN,T. Mapas Mentais: Métodos Criativos para Estimular o Raciocínio e Usar ao Máximo o Potencial do seu Cérebro. Rio de Janeiro. Sextante, 2009
DOS SANTOS, Maria Inêz Frozza Borges; BASSO, Cláudia. As Causas das Dificuldades de Aprendizagem na EJA e as Contribuições da Psicopedagogia.
DONDIS, A. D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo. 3ed. Martins Fontes, 2007.
LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. Edgard Blücher, 2001.
LUPTON, E; PHILLIPS., J.C. Novos Fundamentos do Design. 2ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015
ONTORIA, A.; GÓMESZ, J.P.R; LUQUE. Aprender com Mapas Mentais: Uma Estratégia para Pensar e Estudar. São Paulo. Madras, 2006
SAMARA, Timothy. Elementos do Design: Guia de Estilo Gráfico. Porto Alegre. Bookmann, 2010.
Direitos de Autor (c) 2020 Revista dos encontros internacionais Ergotrip Design
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.