Projeto coleção de semijoias: considerando o solo "Tatuagem" do espetáculo de dança "Chico, Eu e Buarque"

  • André Luís de Oliveira Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Raimundo Lopes Diniz Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: design de produto, joia, função estético-simbólica, espetáculo ‘Chico, Eu e Buarque’

Resumo

O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento de uma coleção de semijoias, com base em um design de produto de joalheria, usando o solo “Tatuagem” do espetáculo de dança contemporânea ‘Chico, eu e Buarque’ do Núcleo Arte Educação do Teatro Arthur Azevedo (MA), interpretado pela bailarina Débora Buhatem, que é o público alvo do projeto, como inspiração para projetar as peças. Para tal trabalho, houve um aprofundamento de pesquisa quanto ao processo de fabricação industrial e artesanal de joias e semijoias, materiais e tecnologias, criação e prototipagem, fundamentando a metodologia em Santos (2013), Munari (1998), Lobach (2001), Baxter (2000), seguindo três etapas para produção das joias: inspiração, configuração e validação. Como resultado tem-se uma coleção composta por cinco peças: dois anéis, dois pares de brincos e um pingente, inspirados nas movimentações da bailarina Débora Buhatem no solo “tatuagem”. As semijoias foram produzidas em prata, possuindo uma gema com referido valor simbólico, o quartzo rosa, que traz para as peças expressão do amor, de cuidado e delicadeza.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia prático para design de novos produtos. São

Paulo: Edgar Blucher, 2000. 260p

BENZ, Ida E.; MAGALHÃES, Claudio F. de. Interação o entre design de joias e novas tecnologias. In: CONGRESSO BASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., 2010, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil (AEND|Brasil), 2010. Disponível em: https://www.academia.edu.com/5844554/Interação_entre_design_de_joias_e_novas_tecnologias. Acesso em: 04 dezembro 2018.

BERNARD, H Russell. Social Research Methods: Qualitative and Quantitative approaches sage. Califórnia, USA 2000.

CAMPOS, Maria Aparecida de M. S. A Pesquisa de Tendências: Uma orientação

estratégica no design de joias. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CHAPANIS, A. Ergonomics in product development: a personal view. In: NOY, I; McFADDEN, S. Ergonomics: especial issue, twelfth triennial congress of the IEA. London, Taylor and Francis, v. 38, p. 1625-1638, August, 1995.

COUTO, Anderson. Chico, Eu e Buarque. São Luís, MA: 2017. 10f (Texto digitado).

CORBETTA, Piergiorgio. Metodologia y técnicas de investigación social. Madrid:

Aravaca, 2007. 439p. Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

COSTA, João N. H. Noções em Lapidação de Gemas. [20--]. Apresentação do

Microsoft PowerPoint.

COPRUCHINSKI, Lélia. A arte de desenhar joias. Curitiba, PR: Edição do autor, 2011.

GOLA, Eliana. A Joia: história e design. 2 ed. São Paulo: Senac, 2013.

IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. O Setor Joalheiro em Grandes Números. 2010. Disponível em: http://ibgm.com.br/publicacao/o-setor-em-grandes-numeros-2015/. Acesso em: 18 abril. 2019.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LLABERIA, Eliane M. L. da C. O Desenho Como Ferramenta do Projeto do Design de Joias. 2016. 279p. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2016.

LLABERIA, Eliane M. L. da C. Design de Joias: Desafios Contemporâneos. 2009. 183p. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009.

LÖBACH, Bernd. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais.

São Paulo: Edgar Blucher, 2001. 206p.

MATESO, Vita. Análise da solidificação para o projeto de molde e a relação com as propriedades mecânicas da fundição da liga de latão. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado- em Engenharia) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 378p

OLVER, Elizabeth. El arte del Diseño de joyería: de la idea a la realidad. Barcelona:

Acanto, 2003. 160p.

PREUSS, Luciana. A Joia com grandes gemas - um ícone americano no Brasil - “The cocktail rings”. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Design, 2003.

RAMASWAMY, Venkat; GOUILLART, Francis. A empresa cocriativa - Por Que Envolver Stakeholders No Processo de Criação de Valor Gera Mais Benefícios Para Todos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

SANTOS, Rita. Joias: fundamentos, processos e técnicas. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.

Publicado
2020-06-09
Secção
Artigos