Princípios orientadores de interação e usabilidade para o desenvolvimento de um roteiro de Arquitetura

  • Nuno Martins IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Carla Pinheiro IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Palavras-chave: aplicação móvel, design centrado no utilizador, design thinking, arquitetura

Resumo

Este projeto teve com principal objetivo o desenvolvimento de um roteiro digital, num formato de app, sobre as principais referências arquitetónicas contemporâneas portuguesas, localizadas em território nacional.

O estudo foi dividido em duas fases: a primeira fase, consistiu na análise das principais plataformas digitais e aplicações móveis existentes no mercado, relacionadas com a temática da arquitetura portuguesa. Pretendeu-se analisar em pormenor estas soluções, com principal enfoque na avaliação da sua interação e usabilidade; a segunda fase, mediante a investigação realizada, desenvolveu-se uma nova solução, uma app, relacionada especificamente com a arquitetura contemporânea portuguesa.

Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de investigação teórico-prática, com a análise de corpos teóricos, modelos formais e com a realização de um projeto prático, de investigação aplicada. Neste processo de estudo foram abordados temas como Design Centrado no Utilizador e o Design Thinking.

Como resultado, pretendeu-se desenvolver um conjunto princípios orientadores de modo a conseguir uma experiência completa e eficiente na utilização da aplicação.

 

Publicado
2020-06-09
Secção
Artigos