Ergodesign: Análise visual do comportamento de entrada e saída de automóveis por condutores seniores

  • Susana C. F. Fernandes Universidade de Aveiro
  • J. L. Esteves Universidade do Porto
  • Ricardo Simões Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • João Nunes Sampaio Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Design, Ergodesign, Condutores seniores, Entrada e saída de automóveis, Movimentos de acessibilidade automóvel

Resumo

O processo natural de envelhecimento induz a limitações físicas, pretendendo-se com este artigo analisar o comportamento dos condutores seniores e pré-seniores durante a entrada e a saída de automóveis. O objetivo é identificar as partes do interior do automóvel que devem ser alteradas, ou ajustadas, à condição
física destes condutores para facilitar a referida função executiva de entrada. O processo metodológico tem por base estudos visuais com recurso a fotografia e vídeo, com análises comportamentais dos utilizadores seniores em novos modelos automóveis, não antes experienciados por estes, obtidos durante quatro dias no Salão Automóvel de Genebra, em março 2016. Com este estudo visual, pretendemos disponibilizar informações úteis relacionadas com os dispositivos e adaptações atuais aplicados ao sector automóvel, para tornar o design mais inclusivo e potenciar processos de design universal em futuros veículos. Este estudo permitiu concluir que modelos automóveis mais recentes, continuam a não disponibilizar soluções de design totalmente amigáveis e ajustadas às limitações físicas dos condutores seniores, em particular durante o processo de entrada e saída dos veículos. A partir desta investigação identificamos os tipos de automóveis que melhor minimizam esta problemática.

Publicado
2019-04-01
Secção
Artigos