Anotações no contexto da comunicação científica: análise de uma linguagem para a transmissão e produção do conhecimento

  • Sandra Cruz Universidade do Porto; Universidade de Aveiro
  • Francisco Providência Universidade de Aveiro
  • Vasco Branco Universidade de Aveiro
Palavras-chave: design, anotações, interação, comunicação da ciência

Resumo

A comunicação do conhecimento científico é fundamental para o progresso da ciência. A ciência é, nesse sentido, um produto conectivo universal. Com o aparecimento da internet e do formato digital, surgiram novos meios técnicos de comunicação à disposição da comunidade científica, passíveis de incrementar a leitura, interpretação, citação e distribuição de ideias a partir das edições científicas. Como hipótese de estudo, recorremos à dupla sintaxe (analógico + digital) da revista científica através da associação das qualidades de um formato às vantagens do outro, introduzindo as anotações enquanto sistema de leitura crítica aumentada (classificação, remissão, comparação, síntese, ilustração, confrontação e divulgação), assim julgando contribuir para a transmissão e produção do conhecimento científico, introduzindo a possibilidade de partilha dessas anotações enquanto proto-interpretações do texto. Neste artigo apresentam-se os resultados de uma análise sistemática para o estudo das anotações no contexto da comunicação da ciência, enquanto sistema ergonómico cognitivo instrumental para a compreensão e produção do discurso científico.

Publicado
2019-04-01
Secção
Artigos