Pedalar desde criança: contributos do Design para a identidade de Aveiro

  • Joana Ivónia Santos Universidade de Aveiro
  • Cláudia Albino Universidade de Aveiro
Palavras-chave: design colaborativo e participado, sustentabilidade do território, bicicleta, identidade de Aveiro

Resumo

A investigação em curso, tem como propósito compreender o papel do design na gestão e comunicação estratégica de projectos em sistemas de co-criação, com o objectivo de construir um modelo facilitador de processos exponenciadores de produtos-serviços do ecossistema da bicicleta na região de Aveiro. Ambiciona-se reforçar o carácter identitário da bicicleta neste território, uma vez que as deslocações de bicicleta até meados do século XX incorporavam os hábitos das famílias da região. No entanto, esta realidade alterou-se à medida que o automóvel foi ocupando o espaço da cidade. Sabendo que as identidades são processos em constante mutação, contemplando habitus, considera-se que a construção de um sentido de pertença ao território de Aveiro, de novo, pela bicicleta, implica introduzir a bicicleta pela educação desde a primeira infância. Nesta perspectiva, apresentamos um conjunto de projectos que desenhámos, em conformidade com os objectivos do Horizonte 2020, esperando criar experiências integradoras da bicicleta nos habitus da comunidade. A experiência é aqui entendida como o “resultado dos fenómenos habituais, colectiva e individualmente experienciados, armazenados na memória” (Rodrigues, 1999:10).

Publicado
2019-03-25
Secção
Artigos