Design e tecnologia: conhecimento interativo

  • Cristina Portugal PUC-Rio
  • Natalia Brunnet PICTUS
Palavras-chave: design, interdisciplinaridade, tecnologia, interação, educação

Resumo

Este artigo discorre sobre um projeto de pesquisa intitulado “Design e as tecnologias digitais contemporâneas no ensino” o qual foi contemplado em 2014 pelo Edital Chamada: MCTI/CNPQ/Universal. O estudo nasceu da experiência acumulada junto ao trabalho de pesquisa desenvolvido durante os pós-doutorados realizados nos Programas de Pós-Graduação em Design. Teve como resultado dois livros: um em formato impresso e o outro em formato digital, ambos com o mesmo título “Design, Educação e Tecnologia”.  Na presente investigação, como desdobramento da referida pesquisa, pretende-se criar um espaço acadêmico em forma de uma plataforma hipermidiática interativa, direcionado ao aprofundamento de reflexões, discussões e práticas da atividade conceitual e projetual do design, visando auxiliar a propagação do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processo de ensino-aprendizagem de design. Neste artigo será apresentada a conceituação da plataforma de ensino-aprendizagem que está sendo desenvolvida. As discussões que serão empreendidas contarão sobre a metodologia, as reflexões e os desafios encontrados para o desenvolvimento do projeto.

Publicado
2019-03-25
Secção
Artigos