Protocolos de encaminhamento para redes veiculares com ligações intermitentes

  • Vasco N. G. J. Soares Instituto de Telecomunicações, Universidade da Beira Interior; Escola Superior de Tecnologia, Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • João A. Dias Instituto de Telecomunicações, Universidade da Beira Interior
  • João N. Isento Instituto de Telecomunicações, Universidade da Beira Interior
  • Joel J. P. C. Rodrigues Instituto de Telecomunicações, Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Redes veiculares com ligações intermitentes, Protocolos de encaminhamento, Avaliação do desempenho

Resumo

As redes veiculares são constituídas por automóveis ou outros meios de transporte equipados com dispositivos de comunicação sem fios, que comunicam diretamente entre si ou com equipamentos de infraestrutura localizados junto às estradas. Nestas redes, o encaminhamento de dados é considerado um grande desafio tendo em conta as topologias de rede altamente dinâmicas, densidade variável, tempos de contacto reduzidos, ligações intermitentes e frequentes partições. Este artigo pretende apresentar uma análise comparativa do desempenho de protocolos de encaminhamento baseados no paradigma de “armazenamento, transporte e envio de agregados” (do inglês, store-carry-and-forward) em redes veiculares com ligações intermitentes (do inglês, vehicular delaytolerant networks - VDTNs). Os protocolos considerados são o First Contact, Direct Delivery, Epidemic, Spray and Wait,PRoPHET, GeOpps e GeoSpray. O estudo é conduzido por simulação e analisa o comportamento destes protocolos com base nas métricas de desempenho: número de transmissões de agregados iniciadas, número de agregados descartados, probabilidade de entrega de agregados, tempo médio do atraso na entrega de agregados, número médio de saltos e sobrecarga de recursos.

Publicado
2012-01-01
Secção
Sessão 4 - Redes Veiculares