Vasco, uma criança actual, na virtual Lisboa dos descobrimentos

  • Dina Laranjeira Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Fátima M. Bóia Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Rodrigo Gralheiro Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
  • Ana Veloso Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Jogo multimédia, Ludicidade

Resumo

O principal objectivo deste trabalho é descrever o processo de conceptualização, implementação e avaliação do jogo multimédia "Vasco na Lisboa dos Descobrimentos". Este jogo resultou do projecto com o mesmo nome realizado pelos alunos Dlana Laranjeira, Fátima Bóia e Rodrigo Gralhelro, sob orientação da regente da disciplina de Laboratório IV, da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação [I], Ana Veloso. O jogo foi realizado no ano lectivo 2001/2002, e está direccionado para os públicos-alvo dos 7 aos 10 anos. A narrativa do jogo desenrola-se numa época bastante marcante da Historia Portuguesa: os Descobrimentos. A avaliacão do jogo foi enquadrada no proiecto de investigação em curso no DeCA intitulado "As tecnologias da comunicação e da informação nas brincadeiras das crianças" [2] da autoria da referida professora. A avaliação permitiu diagnosticar, a adequação do jogo aos públicos-alvo (PA).

Publicado
2021-06-04
Secção
Artigos