"Projectos do fundo da gaveta"

  • Paulo Bago D'Uva

Resumo

Geralmente, quando somos chamados a partilhar o nosso trabalho como projectistas, somos levados a mostrar algo que gere empatia, que vá de encontro à generalidade das preocupações daqueles que poderão avaliar a nossa actividade.

De fato, ela é hoje, fruto sobretudo das solicitações e do pragmatismo dos clientes e fornecedores, das condicionates capazes de sustentar um negócio.

Quantas vezes ficaram lá no fundo da gaveta, ( ou do que nos resta da parte palpável do atelier ...) aqueles projectos que mais têm a ver conosco, com aquela parte mais genuína dos nossos propósitos?

E porque será que quase sempre, são aqueles os projectos que mais sentido fariam para o bem estar de certa parte da sociedade?, tal como à preservação de uma dada Cultura local?

Será que aquilo a que chamamos o product design para um mercado global contribui assim tanto para a felicidade das pessoas?

Certamente! Mas hoje, ... será para tal, ainda necessário um designer tal como o desenhámos?

Creio sinceramente  que esse se deva reinventar.

 Reinterpretar o seu ofício, sob pena de não ser verdadeiro e consequentemente, não acrescentar grande quê à felicidade do seu público. Ou não será esse o maior dos valores?

Para que tal aconteça muitas vezes não será necessário mais que uma olhada pelas origens. E eis que, no fundo da gaveta afinal, encontramos projectos que são hoje uma realidade!

Foi o pretendi mostrar atravez de alguns projectos desenvolvidos na óptica do design de serviços ou de sistemas integradores, como por ex:

O design como integrador no projecto para o turismo sustentável na Tasmãnia-Austrália em 1995, nomeadamente quanto as soluções de preservação do património e herança histórica, paisagem e vida selvagem, rede de transportes e energias alternativas, artesanato e indústria local, desportos alternativos, alimentação, formação e sistema de promocional online.

Plano de iluminação pública e Sistemas de equipamento urbano para Algarve; uma requalificação histórica e cromática das cidades das Descobertas Marítimas.

Sistema de sinalética global para o ICN- Instituto de Conservação da Natureza, para Parques Naturais e Àreas protegidas de Portugal e ilhas, lojas tipo e sistemas de exposições institucionais de sensibilização.

Projecto de equipamentos de revitalização de mercados Urbanos de Bairro com tecnologia disponível nos hipermercados. Questionando a total descaracterização socio-cultural, cenografia e microambientes de relacionamento e integração social da bacia mediterrânica.

Equipamentos electrónicos de comunicação, assistência remora e trabalho para invisuais e deficientes motores, desenvolvidos para a Portugal Telecom.

Ou ainda, não menos importante e divertido, o desenvolvimento de máquinas de cena para grupos de teatro e espetáculos públicos como aconteceu na EXPO 98 em Lisboa.

Publicado
2021-06-04