O design industrial no Brasil, no contexto da globalização e diante dos aspectos de diversidade cultural

  • Maristela Mitsuko Ono Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Universidade de São Paulo

Resumo

No seio da giobalização, o mundo tem assistido a inserção de uma imensa gama de produtos direcionados ao mercado mundial, no qual, por um lado, conceitos e materializações homogeneizam padrões e caracterizam uma unificação de referenciais simbólicos, de uso, técnicos e tecnológicos, e, por outro, florescem a diversidade
a as contradições. Neste contexto, destaca-se a relevância da discussão sobre como tem se dado a prática profissionai e qual o papel do designer industrial, diante dos aspectos de diversidade culturai. Esta questão traz à tona o tema da identidade cultural, discutida, neste artigo, a luz de exemplos de estudos de caso de como tem se dado a prática do design em corporações capitalistas multinacionais atuantes no Brasil, no contexto da globalização. Tais estudos demonstram a necessidade e diferenciação de produtos direcionados aos mercados brasileiros tanto em relação aos mercados externos, quanto aos internos, considerando-se a diversidade de requisitos simbólicos, de uso, técnicos e tecnológicos dos produtos direcionados aos vários contextos locais. Sob este prisma, destaca-se a importância de uma prática profissional do designer fundamentada na  responsabilidade e no compromisso social e cultural, na medida em que ela é determinante na tradução das características, necessidades e anseios dos individuos e grupos sociais, e, extensivamente, da identidade cultural dos mesmos.

Publicado
2021-06-04